MOBILIDADE URBANA

Projeto da Avenida Brasil é apresentado para vereadores.

Projeto da Avenida Brasil é apresentado para vereadores.
Projeto prevê ciclovias e via preferencial para ônibus.

O prefeito Roberto Pupin apresentou aos vereadores o projeto de mobilidade urbana que está sendo executado na avenida Brasil. A apresentação foi feita logo após a solenidade de devolução de recursos do Legislativo ao Executivo, nesta segunda-feira (13). O prefeito aproveitou a ocasião para mostrar imagens de como ficará o projeto e para sanar dúvidas.

Segundo Pupin, as intervenções na avenida Brasil estão incluídas em um projeto de mobilidade que será colocado em prática pelos próximos dois anos para melhorar o trânsito em toda a cidade, o transporte coletivo e facilitar a vinda dos moradores dos bairros para o Centro.

“A retirada das espinhas de peixe da avenida Brasil vai possibilitar uma modificação importante no trânsito da cidade. A obra vai abrir caminho para o transporte coletivo, com a implantação de corredores exclusivos para ônibus no vão central sem a retirada de árvores, e vai reduzir congestionamentos, com a instalação do sistema binário Leste/Oeste e a onda verde”, explicou, lembrando que o projeto vem sendo discutido com a sociedade civil organizada desde 2006.

Para compensar a retirada das vagas de estacionamento, a Prefeitura inseriu um pavimento com 600 vagas no projeto do edifício que será construído no terreno da antiga Rodoviária.

Participaram do encontro o presidente da Câmara, Ulisses Maia, os vereadores Luciano Brito, Carmen Inocente, Belino Bravin, Humberto Henrique e Carlos Mariucci, os secretários de Gestão e Fazenda, José Luiz Bovo, de Planejamento, Laércio Barbão, de Serviços Públicos, Vagner Mussio, de Trânsito e Segurança, Ideval Oliveira e de Desenvolvimento Econômico, Valter Viana, além do procurador do município, Luiz Carlos Manzato e o chefe de Gabinete, Mário Hossokawa.

Os estacionamentos dos canteiros centrais da avenida Brasil, conhecidos como espinhas de peixe, terminaram de ser retirados pela Secretaria de Serviços Públicos no final de semana. O projeto de mobilidade vai resultar na revitalização da avenida Brasil.

“Toda a extensão do canteiro central terá áreas de permeabilidade para escoamento da água das chuvas e jardins, preservando as árvores, que não precisarão ser retiradas. Também faremos uma ciclovia com duas pistas na lateral do canteiro, que terá uma extensão total de 5 km, ligando a Zona Norte com a Zona Sul da cidade. Os ônibus deverão trafegar na pista central à esquerda do canteiro, que não será exclusiva para o transporte coletivo, mas sim preferencial. Faremos reperfilagem em todo o trajeto, com instalação de novo pavimento asfáltico com fresagem, os pedestres terão faixas elevadas emborrachadas e iluminação especial”, contou.

Pupin adiantou também que serão feitas modificações em outras ruas e avenidas da região central para atender às modificações na avenida Brasil. “O binário da avenida Brasil terá como retorno as ruas Castro Alves e Joubert de Carvalho e a avenida Mauá, para isso precisaremos extinguir os estacionamentos dos dois lados na Joubert de Carvalho.

Também pretendemos abrir o acesso às ruas Basílio Saltchuk e Piratininga para complementar todo o sistema binário da área central”, concluiu.