TRÂNSITO

Projeto de mobilidade da avenida Brasil retira vagas dos canteiros centrais.

Projeto de mobilidade da avenida Brasil retira vagas dos canteiros centrais.
Vagas dos canteiros centrais da Av. Brasil estão sendo retirados.

O prefeito Roberto Pupin apresentou o projeto de mobilidade urbana da avenida Brasil para representantes do comércio (Acim, Codem e Sivamar) em reunião na Prefeitura, nesta quarta-feira (8). O objetivo foi esclarecer dúvidas dos comerciantes e ouvir sugestões para a conclusão do projeto, que ainda está em andamento e será custeado com recursos próprios.

Segundo Pupin, as intervenções na avenida Brasil estão incluídas em um projeto de mobilidade que será colocado em prática pelos próximos dois anos para melhorar o trânsito, o transporte coletivo e facilitar a vinda dos moradores dos bairros para o Centro da cidade.

“A retirada das espinhas de peixe da avenida Brasil vai possibilitar uma modificação importante no trânsito da cidade. A obra vai abrir caminho para o transporte coletivo, com a implantação de corredores exclusivos para ônibus no vão central sem a retirada de árvores, e vai reduzir congestionamentos, com a instalação do sistema binário Leste/Oeste”, explicou, lembrando que o projeto vem sendo discutido com a sociedade civil organizada desde 2006.

Participaram do encontro o presidente da Acim, Marco Tadeu Barbosa, o presidente do Codem, José Carlos Valêncio, o diretor da TCCC, Roberto Jacomelli, o comerciante Ali Wardani, que tomará posse como presidente do Sivamar, o empresário Wilson Tomio Yabiku, os secretários de Planejamento, Laércio Barbão, de Trânsito e Segurança, Ideval Oliveira, de Serviços Públicos, Vagner Mussio e o coordenador do Programa Pró-cidades do BID, Leopoldo Fiewski.

Para o presidente da Acim, Marco Tadeu Barbosa, a intervenção na avenida Brasil será benéfica para o comércio. “A Prefeitura vai manter os estacionamentos nas laterais das calçadas, vai implementar o sistema binário com onda verde e investir no transporte coletivo, facilitando a vinda da população para o Centro. O prefeito se colocou à disposição para atender os comerciantes quando necessário. Assim, teremos a Brasil revitalizada, fortalecendo o comércio”, ressaltou.

Um dos pontos mais questionados pelos comerciantes foi a necessidade de abrir passagem para o transporte coletivo na avenida Brasil. O diretor da TCCC, Roberto Jacomelli, explicou que a empresa concessionária faz pesquisas frequentes que apontam a região como uma das principais zonas de interesse dos usuários do transporte coletivo.

“Grande parte dos consumidores do comércio da avenida Brasil utilizam o transporte coletivo e a partir da conclusão da obra terão mais facilidade de acesso às lojas, descendo na porta do comércio, e mais rapidez nos trajetos bairro-Centro, Centro-bairro. Os estudos dos corredores de ônibus apontam a Brasil como o melhor trajeto para implantação”, afirmou.

Os estacionamentos dos canteiros centrais da avenida Brasil, conhecidos como espinhas de peixe, estão sendo retiradas pela Secretaria de Serviços Públicos. Segundo o secretário da pasta, Vagner Mussio, o projeto vai resultar na revitalização da avenida Brasil. “Toda a extensão terá áreas de permeabilidade para escoamento da água das chuvas, além de jardins, novo pavimento asfáltico com fresagem, ciclovia, faixas de pedestre emborrachadas e iluminação especial”, adiantou.

O secretário de Planejamento, Laércio Barbão, contou que a Prefeitura está estudando a mobilidade em todas as regiões da cidade. “Estamos aguardando a aprovação de alguns projetos pelo Governo Federal. Ao todo serão 27 ligações de bairros e transposições de fundos de vale que pretendemos fazer para melhorar a mobilidade urbana. A intervenção na avenida Brasil é mais uma dessas ações”.

Pupin adiantou também que serão feitas modificações em outras ruas e avenidas da região central para atender às modificações na avenida Brasil. “O binário da avenida Brasil terá como retorno a rua Castro Alves / Joubert de Carvalho / avenida Mauá. Também pretendemos abrir o acesso às ruas Basílio Saltchuk e Piratininga para complementar todo o sistema binário da área central”, concluiu.