SAÚDE

Saúde lança campanha Natal sem Dengue

Saúde lança campanha Natal sem Dengue
- Foto: Roberto Furlan/SECOM
O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, lançou nesta sexta-feira (20), a campanha Natal sem Dengue, cobrando o envolvimento de toda população no combate ao mosquito Aedes aegypti. “Neste período de festas o consumo é maior e o descarte de resíduos também, e é preciso que as pessoas façam a destinação correta de todo tipo de lixo, especialmente os que podem acumular água em caso de chuva”, pontuou Nardi.

Nos levantamentos de índice realizados este ano, observa o secretário, em praticamente todas as regiões os focos do mosquito estão no lixo abandonado a céu aberto, seguido dos pratos de vasos de plantas dentro das residências e em tinas e barricas, especialmente em obras. Os agentes ambientais da Secretaria de Saúde e o Comitê Municipal de Combate à Dengue vem trabalhando o ano todo no combate ao mosquito e na conscientização das pessoas contra água parada.

A partir da volta das altas temperaturas, as campanhas tem se intensificado junto a todos os públicos. “Os setores envolvidos com o Comitê da Dengue tem atuado fortemente junto com a Secretaria de Saúde durante todo o ano, e agora precisamos do envolvimento de toda comunidade para continuarmos em uma situação de controle”, adianta Nardi que convoca todos a adotarem um comportamento ativo contra água parada.

O secretário observa que a mobilização durante todo o ano permitiu Maringá ficar fora da lista de municípios com epidemia de dengue. “Muitas cidades próximas tiveram problemas com a doença. Aqui a mobilização deu resultados”. Este ano, a Secretaria de Saúde está fechando até esta sexta-feira com 2.754 casos confirmados, sendo quatro desta semana.
Na última quinta-feira, a Secretaria de Saúde, através da Vigilância Ambiental, reuniu dirigentes de empresas que precisam se adequar à Resolução Estadual 0029/2011, que dispõe sobre a Norma Técnica de Prevenção à Proliferação do Aedes aegypti. A resolução torna obrigatória a elaboração de um Plano de Gerenciamento para Prevenção e Controle da Dengue, que todas as empresas terão que apresentar.

Nardi lembra que as campanhas de combate ao mosquito precisam ser permanentes. Por isso depois do natal, será iniciada a campanha Ano Novo sem Dengue. “Começamos no início de novembro com o Finados sem Dengue, mobilizando várias secretarias municipais e o Comitê da Dengue, e vamos até a Volta às Aulas e o Carnaval sem Dengue”, adianta o secretário.

Secretaria de Comunicação PMM.