CURSO

Conclusão de oficina de Prevenção ao Uso de Drogas acontece nesta quarta-feira (18).

A Oficina de Prevenção ao Uso de Drogas (Opud) encerra nesta quarta-feira (dia 18), às 19 horas, a 45ª turma, durante cerimonial no Fórum de Maringá. O presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Antonio Tadeu Rodrigues, participará da entrega dos certificados aos 20 jovens que estão concluindo a oficina.

Ao longo dos cinco anos de trabalho da Opudcerca de 650 usuários de drogas julgados pela Justiça de Maringá foram atendidos. Eles cumpriram a medida determinada pelo juiz participando das oficinas.

A psicóloga responsável, Gisele Ramos, ressalta que os encontros de reabilitação em grupo são realizados em oito semanas, mais os atendimentos individuais – no caso de não-reincidentes. “Trabalhamos o problema por meio de exercícios de conscientização sobre uso, abuso e dependência de drogas e as consequências no organismo”, comenta Gisele.

A oficina

A Opud é uma parceria entre o Conseg, o Juizado Especial Criminal, as Varas Criminais e a Vara de Execuções Penais. O projeto é voltado para usuários de drogas com mais de 18 anos, julgados pela Justiça de Maringá.

O acompanhamento consiste em triagem social e psicológica individual, para verificação da condição jurídica, de saúde mental e socioeconômica. Em seguida, os participantes são encaminhados para um trabalho em grupo. Para quem não tem antecedente, o acompanhamento é por cinco meses e para reincidentes, são dez meses.