PROCON-PR

Pesquisa de produtos da Ceia de Natal apresenta variação superior a 177 %.

A Castanha do Pará foi o produto de nozes com casca e castanhas que apresentou maior variação de preço (177,14 %) segundo pesquisa do Procon de Maringá sobre os produtos da Ceia de Natal. Realizada entre os dias 10 e 13 de dezembro, na pesquisa foram consultados os preços de 87 produtos em oito supermercados do município. A pesquisa apontou variação entre os preços mínimo e máximo dos produtos nos estabelecimentos de 31,8 %.

No segmento de carnes e aves a variação ficou em 23,31 % e o pernil temperado apresentou maior variação (52,53 %). Com relação aos bombons, os produtos apresentaram variação de 26 %, tendo no Bombom Especialidades a maior variação (51,09 %).

Nos panetones e chocotones a variação média foi de 14,41 % com o Panetone de Frutas 500 gramas registrando maior variação (88,97 %). Quanto às frutas em calda a Ameixa em Calda 400 gramas apresentou maior variação (43,94 %). Na variação de espumantes, filtrados e vinhos, o Espumante Privilege 750 ml registrou maior variação (148,74 %). O Bacalhau do Porto teve a maior variação de preço (53,99 %) entre os bacalhaus.

O diretor do Procon, João Luiz Regiani, reforça a importância de pesquisar antes de comprar e orienta os consumidores a consultarem outros estabelecimentos comerciais. “Esta prática é uma ferramenta muito eficaz que auxilia consumidores a economizar, lembrando que a pesquisa do Procon apontou variação superior a 31,8 % no preço médio dos produtos pesquisados”, afirma Regiani, lembrando que a população, além do preço, deve estar atenta ao prazo de validade e à qualidade dos produtos.