REDESIM

Convênio assinado entre Prefeitura e Estado permite abertura de empresa em 8 dias.

Convênio assinado entre Prefeitura e Estado permite abertura de empresa em 8 dias.
Pupin e Richa assinam convênio.

Um convênio assinado entre a Prefeitura de Maringá e o Governo do Estado para a implantação da Redesim vai permitir a abertura de empresas na cidade em até 8 dias. O anúncio foi feito na segunda-feira (16) pelo governador Beto Richa e pelo prefeito Roberto Pupin. Maringá será a primeira cidade do Paraná a disponibilizar a ferramenta, que começa a ser utilizada em abril do ano que vem.

A assinatura do convênio contou com a participação do presidente da Junta Comercial do Estado do Paraná, Ardisson Naim Akel; do deputado federal, Edmar Arruda; do presidente da Câmara, Ulisses Maia; dos vereadores Humberto Henrique e Luciano Brito; do presidente da ACIM, Marco Tadeu Barbosa e do presidente do Sincontábil, Orlando Chiquetto.

A Redesim é um sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário. O sistema vai permitir a integração de órgãos municipais, estaduais e federais.

Para o prefeito Roberto Pupin, Maringá tem sido exemplo não só de geração de empregos e de novas empresas, mas também das parcerias que resultam em ações positivas para a cidade e para a população. “Assumi a Prefeitura com a responsabilidade de levar cada vez mais ferramentas para facilitar a vida dos empresários, e é o que temos feito. No início do mês colocamos em funcionamento o Alvará Online, sistema que permite a emissão de alvará em 30 minutos utilizando o geoprocessamento”, ressaltou.

“Esse também é um retorno que damos aos contabilistas, que contribuem com nossa cidade incentivando os empresários a fazer a renúncia fiscal, garantindo recursos para projetos sociais, culturais e esportivos locais”, acrescentou, frisando que Maringá é exemplo de sociedade participativa, a segunda cidade do Paraná em geração de empregos e em geração de impostos.

O governador Beto Richa elogiou Maringá, município com um grande diferencial, a boa gestão da Prefeitura. “Uma administração municipal preocupada com a transparência, com a modernização e a eficiência da gestão pública, que investe em tecnologia da informação e trabalha com as mesmas qualidades de uma empresa privada merece nosso reconhecimento. O prefeito Roberto Pupin está de parabéns por esses avanços conquistados por Maringá, que refletem no crescimento do Estado”, disse.

Projeto-piloto

O presidente do Sincontábil, Orlando Chiquetto, parabenizou a Prefeitura de Maringá por criar condições de receber esse projeto-piloto. A Prefeitura foi escolhida pela capacidade de se adaptar aos novos tempos, investindo em novas tecnologias e em pessoal, permitindo mais esse avanço que dará agilidade na abertura de empresas.

“Levaria pelo menos 20 dias úteis para conseguir um alvará, que agora é emitido em 30 minutos. É um prejuízo muito grande para a empresa ficar tantos dias sem poder emitir nota fiscal e fazer o faturamento, ficando apenas com despesas. Temos muito o que comemorar com mais esse convênio que vai facilitar a abertura de empresas”, afirmou, citando que nos meses de setembro e outubro foram constituídas 697 novas empresas em Maringá, 215 a mais que Londrina.

Para o presidente da Junta Comercial, Ardisson Naim Akel, o convênio é resultado da missão do governador de modernizar, desburocratizar e interiorizar o trabalho. “Investimos fortemente em tecnologia da informação, assim como a Prefeitura tem investido já há alguns anos no setor e agora estamos sincronizando nossos sistemas. Quem quer instalar uma empresa em Maringá faz a consulta de viabilidade utilizando o sistema de geoprocessamento da Prefeitura. Ao solicitar o alvará, as informações são exportadas da Junta Comercial. Assim, conseguiremos atingir nossa meta de abertura de empresas em até 8 dias”, concluiu.