PRÊMIO

Maringá recebe 1º Prêmio Gestor Público Paraná pelo projeto das ATIs.

Maringá recebe 1º Prêmio Gestor Público Paraná pelo projeto das ATIs.
Prêmio foi entregue durante sessão na Assembleia Legislativa.

O prefeito Roberto Pupin recebeu na terça-feira (3), em Curitiba, o 1º Prêmio Gestor Público Paraná, realizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep). O prêmio foi entregue durante sessão solene da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. Maringá foi premiada pelo projeto das Academias da Terceira Idade (ATIs).

Pupin destaca que o prêmio além de reconhecer visa multiplicar as boas práticas administrativas e projetos de administração pública que garantem bons resultados para a comunidade. “Esse é o papel do gestor público, e em Maringá trabalhamos nessa linha nos últimos nove anos”, afirmou Pupin, lembrando que as ATIs que começaram de uma ideia de incentivar a atividade física e hoje estão em praticamente todos os municípios brasileiros.

Maringá já conta com 53 ATIs, cobrindo toda cidade e os distritos de Iguatemi e Floriano. O projeto, destacou Pupin, já recebeu vários prêmios, inclusive do Ministério da Saúde por praticar a promoção e prevenção em saúde pública. “Nas regiões onde foram instaladas as academias reduziram a procura das pessoas da terceira idade às Unidades Básicas de Saúde”, destacou o prefeito.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni, ressaltou as demandas populares em relação aos seus representantes, lembrando em especial as recentes manifestações populares que ocorreram em diversas cidades brasileiras, pedindo melhorias no serviço púbico de modo geral. Rossoni parabenizou os prefeitos e promotores do prêmio. “Estamos premiando aqui boas práticas administrativas e projetos de administração pública que estão trazendo resultados para as respectivas cidades. Mas quem vai ganhar é o povo do Paraná, porque o que está sendo apresentado tem de servir de exemplo para ser implantado em todos os lugares”, afirmou Rossoni.

Nesta primeira edição, o projeto teve como tema central “Educação: uma Necessidade, uma Certeza”. Os municípios puderam inscrever até cinco projetos cada, em efetiva execução neste ano de 2013, que abrangessem qualquer área das chamadas funções de governo. “Neste primeiro ano do prêmio, o resultado foi exitoso e ficamos felizes com a participação das prefeituras. Ficamos muito animados e já estamos pensando no prêmio do próximo ano, a partir de março de 2014”, disse Laerzio Chiesorin, coordenador geral do prêmio.

Exemplo

Além da Assembleia Legislativa, o Sindafep teve como principais apoiadores da iniciativa a Associação Nacional do Ministério Público de Contas, a Associação Paranaense de Imprensa, a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), a OAB-Paraná, a Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná e o Tribunal de Contas do Estado, contando ainda com o patrocínio da Fomento Paraná.

“Houve total participação das prefeituras, dos gestores públicos e inclusive dos nossos parceiros. É um prêmio que superou as expectativas. Agora estes projetos serão universalizados, daremos luz às boas práticas e que podem servir de exemplo para outros municípios. Em comparação ao que foi feito na Assembleia, podemos dizer que muitos projetos foram nesta linha inclusive, de melhor gestão dos recursos, de utilização mais racional dos orçamentos e também de otimização do trabalho administrativo”, avaliou o presidente do SINDAFEP, Agenor Carvalho Dias.

Foram inscritos para concorrer aos certificados de reconhecimento e ao troféu “Prêmio Gestor Público” um total de 89 projetos, representando 49 prefeituras paranaenses. Destes, a Comissão Julgadora – composta por representantes do Sindafep, da Assembleia Legislativa, dos demais apoiadores e patrocinadores do certame – selecionou 23 projetos, que obtiveram as melhores pontuações, de acordo com o regulamento do certame. Segundo os organizadores, os projetos demonstram bem a qualidade dos gestores públicos, que comprovaram mais uma vez que ideias inovadoras na verdade independem do tamanho ou da capacidade financeira do município.

Além de Maringá recebem o prêmio os municípios de Assaí, Cambé, Campo Largo, Chopinzinho, Cianorte, Curitiba, Engenheiro Beltrão, Foz do Iguaçu, Guairaçá, Guarapuava, Ibiporã, Ipiranga, Nova Esperança, Nova Fátima, Paraíso do Norte, Piên, Pinhais, Ponta Grossa, Rolândia, Santa Terezinha do Itaipu, Telêmaco Borba e Umuarama. O Prêmio Gestor Público Paraná foi baseado no concurso realizado pelo sindicato do Rio Grande do Sul, criado há 11 anos, o prêmio é um incentivo para o aperfeiçoamento de políticas públicas.

Diversas autoridades prestigiaram o evento, entre elas a secretária de Estado da Fazenda, Jozélia Nogueira; o desembargador Guilherme Luiz Gomes, presidente do Tribunal de Justiça; a secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes; a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Sâmia Saad Gallotti Bonavides, representando o procurador-geral de Justiça Gilberto Giacóia; o diretor de Contas Municipais do Tribunal de Contas do Estado, Akichide Walter Ogasawara, representando o presidente do TCE, Artagão de Mattos Leão; o 1º secretário do Legislativo estadual, Plauto Miró (DEM); diversos deputados e membros do Executivo Municipal de Curitiba.