PREFEITURA

Liberação de alvará poderá ser feito via internet.

A Prefeitura de Maringá, em parceria com o Sincontábil, Sescap, ACIM e Sivamar vai lançar na próxima segunda-feira (2) o Alvará Online, ferramenta desenvolvida para facilitar a liberação do alvará pela Internet. O lançamento será às 18h45, no Auditório Miguel Kfouri Neto (ACIM – rua Basílio Saltchuk, 388).

A ação faz parte do processo de implementação de tecnologia da informação em desenvolver soluções que facilitem os serviços da Prefeitura no atendimento ao público.

Com a nova ferramenta será possível conseguir a liberação do alvará imediatamente, utilizando o sistema disponível no site da Prefeitura: www.maringa.pr.gov.br – Alvará Online.

Segundo o diretor tributário da Secretaria de Fazenda, Nélson Pereira da Silva, o sistema vai permitir mais agilidade, controle e transparência na liberação do alvarás.

“Essa ferramenta vai desburocratizar o serviço oferecido pela Prefeitura. Estimamos que até 70% das solicitações de alvará que forem feitas via Internet serão liberadas quase que automaticamente, com a vistoria sendo feita após a liberação”, disse.

“Os outros 30% também serão liberados de forma mais rápida, mas com a necessidade de vistoria antes da liberação”, acrescentou, explicando que a vistoria antecipada é feita somente para locais com classificação de risco.

Atualmente, para se obter o alvará, é necessário fazer o pedido e encaminhar os documentos de abertura da empresa diretamente na Praça de Atendimento da Prefeitura.

Segundo o diretor de Fiscalização, Marco Antônio Lopes de Azevedo, antes de solicitar o alvará, o contribuinte poderá utilizar o Portal GeoMaringá para verificar as atividades comerciais permitidas em cada local da cidade por zoneamento.

“Utilizar as ferramentas disponibilizadas pela Prefeitura antes de protocolar um pedido, permite ao interessado avaliar com rapidez as opções de locais e tomar a decisão evitando vistorias sem necessidade. “Se o eixo escolhido for permitido e o imóvel possuir habite-se, a licença é liberada em até três dias”, completa.

De acordo com o secretário de Gestão e Fazenda, José Luiz Bovo, com o sistema será possível obter a licença com comodidade, utilizando um computador conectado à Internet. “As inovações tecnológicas contribuem significativamente para agilizar as liberações, por isso estamos modernizando nossos sistemas para atender melhor a população”.