SERVIÇO MILITAR

Apenas 20% dos jovens esperados prestam Juramento à Bandeira.

Apenas 20% dos jovens esperados prestam Juramento à Bandeira.
Solenidade aconteceu nesta quarta-feira (27).

Apenas 60 jovens da classe de 1995, dispensados de prestar o serviço militar, compareceram nesta quarta-feira (27) à sede da 15ª Junta de Serviço Militar de Maringá para prestar Juramento à Bandeira Nacional.

A organização da solenidade previa a presença de mais de 300 jovens que já haviam deixado de comparecer à entrega coletiva do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) ocorrida no dia 26 de outubro. “Agora esses 20% de jovens que compareceram à cerimônia poderão receber seus certificados, enquanto os mais de 240 ausentes voltarão a ser convocados para uma nova seleção no ano que vem, juntamente com os jovens da classe de 1996 que farão seu alistamento em 2014”, explica o secretário-executivo da Junta de Serviço Militar de Maringá, Paulo Rogério do Carmo.

O secretário alerta também que “sem o CDI o jovem fica em situação irregular junto ao Serviço Militar e, consequentemente, impedido de realizar uma série de atividades fundamentais no seu dia-a-dia”. Entre os impedimentos ele enumera a abertura de contas em bancos, retirada de documentos como a Carteira Nacional de Habilitação, passaporte, título eleitoral e carteira de trabalho, além de ficar impedido de receber herança, eventuais prêmios em sorteios de loterias, assumir cargos públicos e não poder contratar com o poder público.

Juramento à Bandeira

Realizada na sede da Junta de Serviço Militar de Maringá – que funciona no 2º pavimento da estação rodoviária, na Avenida Tuiuti – a solenidade de Juramento à Bandeira Nacional foi comandada pelo o chefe da 3ª Delegacia de Serviço Militar, capitão José Carlos Scarpari.

Na cerimônia os jovens dispensados asseguraram estar conscientes dos deveres que a Constituição Federal impõe a todos os brasileiros para o cumprimento de suas obrigações militares e reafirmaram o compromisso de atender a convocações de emergência em favor da defesa da Pátria.

Mais informações sobre os procedimentos para retirada do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) podem ser obtidas pelo telefone (44) 3901-1117, da Junta de Serviço Militar de Maringá.