SAÚDE

Caminhada contra o câncer de mama reuniu milhares de pessoas em torno do Parque Ingá.

Caminhada contra o câncer de mama reuniu milhares de pessoas em torno do Parque Ingá.
Mulheres que venceram o câncer de mama também participaram da caminhada.

A caminhada Maringá na prevenção contra o Câncer de Mama promovida pela Secretaria da Mulher, entidades e voluntárias, reuniu milhares de pessoas, neste domingo no Parque do Ingá. Vestidos com camisetas alusivas ao tema, os participantes se mobilizaram para lembrar o Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama, instituído pela lei no dia 27 de novembro.

A caminhada foi comandada pela deputada federal Cida Borghetti, autora da lei, pela secretária da Mulher, Flor Duarte e também reuniu mulheres, homens e crianças e de pessoas que já venceram o câncer de mama.

A secretária da Mulher, elogiou e agradeceu a grande participação popular. “E uma alegria saber que os maringaenses aderiram a essa campanha. Uma caminhada que reuniu uma multidão, o que demonstra que as pessoas estão interessadas sobre o assunto e vestiram a camisa contra o câncer de mama, cujo melhor remédio é a prevenção. Estamos muito felizes pela receptividade dos maringaenses que com certeza sabem da importância da prevenção dessa doença”.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) são registrados por ano cerca de 3,5 mil casos novos de câncer de mama no Paraná. A prevenção e o diagnóstico precoce são os principais desafios.

A deputada Cida Borghetti disse ser uma alegria ver tanta gente mobilizada pela mesma causa. “Os homens precisam fazer parte dessa mobilização e demonstrar o amor por suas mulheres incentivando o autoexame e apoiando-as a fazer os exames. Essa é uma ação que estamos realizando a mais de 10 anos, pois salvar vidas é nossa meta”.

Cida Borghetti ainda destacou que o dia a favor da vida é comemorado nos 399 municípios paranaenses. “Cada pessoa que passa por um desses municípios que também promovem esse tipo de evento, leva a mensagem de amor. A mensagem de que é possível vencer essa luta. Precisamos conscientizar mais e mais pessoas para enfrentar o quanto antes essa doença que ainda mata milhares de mulheres e homens todos os anos”, acrescentou.

Durante todo esse mês a Secretaria da Mulher e também os parceiros envolvidos estão realizando várias ações para lembrar a importância do diagnóstico precoce. Essas atividades que estão sendo realizadas em vários pontos da cidade, conta com parceria das secretarias de Assuntos Comunitários e da Saúde.

As ações que serão realizadas até o final desse mês, incluem distribuição de material da Campanha do Laço Rosa, caminhada em torno do Parque do Ingá, adesivagem do Laço Branco, agendamento para realização de mamografia, autoexame para a prevenção do câncer de mama e entrega do prêmio Dorcelina Folador.

Programação:

25/11 – ( segunda-feira )Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher

Horário: 14h às 19h

Distribuição de material de divulgação / Adesivagem Laço Rosa

Local – Praça Farroupilha

27 à 29/11 – ( quarta-feira à sexta-feira) - Campanha na Praça Raposo Tavares com Profissionais da Secretaria de Saúde

Agendamento para realização de mamografias

Autoexame para a prevenção do câncer de mama

Distribuição de material de campanha

Horário: 8h30 às 16h

Local: Praça Raposo Tavares (Av. Brasil x Av. Getúlio Vargas)

28/11 – (quinta-feira) Realização de exames e orientações sobre o autoexame, sob a orientação de profissionais da Secretaria de Saúde

Horário: 8h:00 às 11h:30min e das 13h30min às 17h

Local: Secretaria de Serviços Públicos -SEMUSP