MEIO AMBIENTE

Semana do Rio termina neste domingo (24) com missa no Rio Pirapó.

Semana do Rio termina neste domingo (24) com missa no Rio Pirapó.
Alunos de vários colégios particulares e públicos assistiram palestra dentro da Semana do Rio nesta sexta-feira.
Uma missa na margem do Pirapó encerrá no domingo (24) a “Semana do Rio”, promoção da Secretaria do Meio Ambiente que mobiliza autoridades, estudantes e entidades para ações ambientais e de conscientização sobre a importância da preservação dos cursos de água no município e região. Iniciada no domingo (17), a Semana priorizou a distribuição e o plantio de mudas em reservas e fundos de vale, introdução de alevinos, entrega de folders e palestras para informação e conscientização da futura geração representada

Nesta sexta-feira no auditorio do CREA, mais de 170 alunos e professores dos colégios Marista, Graham Bell, Vital Brasil e Gastão Vidigal, com os estudantes de cadernos e lápis em punho, anotando dados e fazendo perguntas para o palestrante, geólogo Herman Vargas (Unicesumar) que abordou o tema “Ciclo Hidrológico”. Na sequência outra palestra, também interativa, a bióloga Maria Antonio Barros Freire Silva também abordou a situação os cursos de água em todo o país.

O vice-prefeito Cláudio Ferdinandi e o secretário de Meio Ambiente, Umberto Crispim, abriram as palestras, salientando a satisfação pelo sucesso da Semana do Rio. “Principalmente pela presença e participação de estudantes, os responsáveis por passar o conteúdo para as próximas gerações”, lembrou Crispim, lembrando que em menos de 20 anos Maringá terá mais de um milhão de habitantes e precisará lançar mão inclusive do Rio Ivaí, já que até lá a capacidade de fornecimento do Rio Pirapó estará superada.

Ferdinandi destacou que receberia uma comitiva de escolares do Japão, que está em Maringá para conhecer a cidade, principalmente áreas verdes e o trabalho de conservação de reservas e cursos de água. “Somos referência na preservação ambiental, e cada um é responsável por manter nossa cidade cada vez mais verde”, afirmou.

Neste sábado o Grupo Escoteiro Cidade Canção e funcionários da Secretaria do Meio Ambiente estarão de plantão a partir de 14h, defronte o Parque do Ingá, para a distribuição de folders e mudas frutíferas nativas para plantio. No domingo haverá o encerramento com missa oficiada pelo padre Antonio Ganser (Paróquia Santa Rita de Cássia) às 10h30 na margem do Rio Pirapó, Estação de Tratamento da Sanepar, seguida da soltura de 10 mil peixes.

Crispim convida toda comunidade para o encerramento. A solenidade será nas margens do Rio Pirapó, na Estação de Captação de Água da Sanepar, seguindo pela Estrada Duzentos. Existem placas indicando a entrada da Estação.