Os diretores de Alto Rendimento e Eventos da Confederação Brasileira de Ciclismo, Francisco Cusco e Marcos Barbosa, afirmaram nesta quinta-feira (21), que o velódromo de Maringá é o que apresenta melhores condições, além de ser o mais ativo do Brasil. A afirmação foi feita ao prefeito Roberto Pupin, durante a assinatura do termo de convênio, que prevê a utilização do velódromo da cidade como Centro de Treinamento oficial da Seleção Brasileira, que se prepara para a Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. Pupin disse ser um orgulho para Maringá ser a “casa” da Seleção Brasileira de Ciclismo durante a preparação das Olimpíadas. “O esporte é uma das nossas prioridades. A estrutura do velódromo já nos permitiu vários competições nacionais e também muitos treinamentos. Sem dúvida, nossa proposta é ainda receber muitas outras competições nesse espaço. Hoje graças a essa modalidade nosso velódromo é referência nacional. Muito obrigada pela escolha”, comentou o prefeito dizendo ainda que muitos maringaenses são reconhecidos graças ao centro de treinamento oferecido a esses atletas. Francisco Cusco disse que há três anos a seleção vem realizando seus treinos em Maringá, mas que a partir de agora vão permanecer na cidade. “Com certeza esse período que vamos permanecer aqui será muito importante para os atletas. Neste período também vamos receber competições nacionais que irá fortalecer os treinos. Nossos atletas vão estar bem instalados e preparados”, explicou o diretor, ressaltando ainda que esse benefício voltado aos atletas trará um maior retorno para sociedade “pois essa é uma maneira de divulgar o ciclismo e assim colhermos novos taletos”.
EstruturaO convênio coloca Maringá como referência em termos estruturais para o treinamento de modalidades olímpicas, pois o espaço tem condições de atender várias modalidades, além de sediar importantes eventos esportivos, inclusive internacionais.
A secretária de Esportes e Lazer, Maria Iraclézia, disse que a estrutura esportiva de Maringá e também a infraestrutura é um exemplo que deveria ser adotado por outros municípios. “O Clube Maringaense é referência para o Brasil. Isso se deve ao trabalho permanente que eles veem desenvolvendo com os treinos no velódromo. Nosso desafio é grande e sei que vamos dar conta de mais esse, que é ser a “casa” da Seleção Brasileira até as olimpíadas de 2016”.
CompetiçõesSomente neste ano, o município recebeu duas das maiores competições de ciclismo do país, o Campeonato Brasileiro Júnior em maio e o Adulto em julho. Além disso o Clube Maringaense de Ciclismo (CMC) conquistou diversas competições, tendo atletas destaques, como Ana Paula Casseta, Gabriela Yumi, Rafael Santos da Cruz, Michel Fernandes da Silva, Rauny Leonardo Gonçalves e Rogério Nascimento Macedo, dentre outros.O treinador do Clube Maringaense de Ciclismo, Carlos Martinelli, disse que as modalidades que tiveram seus centros de treinamentos efetivos, evoluíram muito mais.“Toda estrutura cedida pela Vila Olímpica nos ajuda a desenvolver diversos talentos. Agora tendo esse centro de treinamento efetivo, tenho certeza que nossos atletas vão evoluir ainda mais. Esperamos muito para o futuro desta modalidade no município”, avaliou o treinador.O Clube Maringaense de Ciclismo (CMC) desenvolve os talentos do município em parceria com a Prefeitura de Maringá, através da Secretaria de Esportes e Lazer (SESP), e apoio do Santa Rita Saúde, Nutricenter, Bike Show e Açaizeiro Boca Roxa.