SEMINÁRIO

Inscrições para Seminário de Controle do Tabagismo estão abertas.

A Secretaria de Saúde e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) estão com inscrições abertas para o IV Seminário de Promoção da Saúde, Prevenção e Controle do Tabaco. O evento será realizado na terça-feira, 26 de novembro, a partir das 8 horas, no Auditório PDE/UEM.

As inscrições podem ser feitas via e-mail, no endereço celsoconegero@hotmail.com, contendo nome completo, RG, profissão, setor que trabalha/UBS, email, matrícula (servidores) e telefone para contato. Na edição deste ano serão oferecidas palestras com representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Os participantes receberão certificados.

O tabagismo é uma doença crônica, causada pela dependência da nicotina. Desde 1997 está incluída na Classificação Internacional de Doenças (CID10) da Organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso é considerada a principal causa de morte evitável em todo o mundo.

Os produtos derivados do tabaco são responsáveis pela morte de 4,9 milhões de pessoas em todo o mundo ao ano, o que corresponde a 10 mil mortes por dia. No Brasil estima-se que o tabagismo é responsável por 130 mil óbitos ao ano. Ainda de acordo com Aliança de Controle do Tabagismo, cerca de R$ 21 bilhões foram gastos em 2011 em saúde pública e privada com doenças relacionadas ao fumo.

Maringá é uma cidade pioneira em se tratando de combate ao tabaco. Foi uma das primeiras cidades a criar uma lei específica que proíbe fumar em locais fechados, com adesão de estabelecimentos e fiscalização da Secretaria de Saúde e outros órgãos aliados à causa.

Devido a essa e tantas outras ações organizadas pela Prefeitura, Maringá é reconhecida no Brasil, em especial pela ANVISA, INCA e OPAS, como referência no combate ao tabagismo. Por isso, para essa edição do seminário estão convidados profissionais da OPAS e ANVISA. O seminário será destinado especialmente aos trabalhadores da rede de saúde, fortalecendo os programas de combate ao tabagismo.

Curiosidades:

As estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam um risco

• 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão

• 5 vezes maior de sofrer infarto

• 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar

• 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral.
Se parar de fumar agora...

• após 20 minutos sua pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal, após 2 horas não há mais nicotina no seu sangue

• após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza

• após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor

• após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação sanguínea melhora

• após 10 anos o risco de sofrer infarto do coração será igual ao de quem nunca fumou, e o risco de desenvolver câncer de pulmão cai à metade

• após 20 anos o risco de desenvolver câncer de pulmão será quase igual ao de quem nunca fumou.

Programação:

8:00 Cerimônia de abertura

8:15 Palestra abertura - OPAS

9:30 Palestra sobre os ambulatórios: Dra Bárbara

10:30 Depoimentos de ex-fumantes

11:30 Almoço

13:30 Palestra ANVISA

14:30 Mesa Redonda. Coordenação Dr.Nardi

Relatos de Experiência e Blocos de perguntas

17:00 Encerramento