SAÚDE

Concurso do PSF segue normas do Programa Maringá Saudável

Além da prova de títulos, o cumprimento de normas para o desenvolvimento do Programa Maringá Saudável estará entre os critérios estabelecidos para a admissão dos candidatos que forem aprovados no concurso público para a contratação de funcionários que irão atuar no Programa Saúde da Família (PSF) em Maringá.

A decisão foi anunciada na manhã de sexta-feira, dia 28, durante reunião coordenada pelo prefeito Silvio Barros com profissionais da rede municipal de saúde.

Entre os participantes estiveram psicólogos, médicos, enfermeiros e dentistas, que relataram experiências diárias vividas com a comunidade nas unidades básicas de saúde e que apontaram a necessidade de cumprimento de algumas regras fundamentais de comportamento por parte das equipes que ampliarão o programa.

Entre as regras de conduta a serem cumpridas pelos candidatos aprovados no concurso público estão a prática de atividade física, de reeducação alimentar e não ser fumante.

"A colocação em prática dessas regras, além de ajudar na economia de gastos com doenças que podem ser evitadas, promove credibilidade, legalidade e moralidade para as equipes do PSF", destaca Silvio Barros - descartando "qualquer propósito de discriminação e sim de eficiência dentro de um contexto de interesse público".

"MARINGÁ SAUDÁVEL"

Durante o encontro com profissionais da rede municipal, Silvio Barros destacou que as ações na área de saúde pública têm prioridade em sua administração.

O prefeito também apontou alternativas para fortalecer essa iniciativa e convidou os representantes de entidades parceiras do Programa "Maringá Saudável" a participarem de uma reunião na próxima segunda-feira no Auditório Hélio Moreira.

Durante a reunião, das 19h às 21h, haverá palestra da professora da Unicamp, Ana Maria Sperandio - coordenadora nacional da Iniciativa da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis - seguida de um debate sobre a melhoria da qualidade de vida da comunidade, através da promoção do bem-estar individual e coletivo.

A iniciativa tem como base o processo de transformação da população na direção de uma comunidade saudável, criando condições e espaços para a construção de políticas que reduzam as diferenças sociais e que busquem a justiça social.

Mais informações: 3218-3112 c/ Ana Rosa Palácios (coord. Maringá Saudável)

Pmm