SAÚDE

SAMU 192: Número de atendimentos volta a diminuir em julho

O relatório mensal de ocorrências e procedimentos emitido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) revela que o número de solicitações de atendimento recebidas pelas equipes no mês de julho foi 8% menor em relação ao mês de junho.

Os números finais do balanço apontaram que no mês passado foram registradas 2.001 solicitações, incluindo 49 chamadas de Sarandi e 15 de Paiçandu.

A média diária de atendimento chegou a 68 casos.

Em junho foram atendidas 2.163 solicitações.

Do total, 92 ocorrências foram registradas em Sarandi e 14 em Paiçandu.

A tendência de queda no número de procedimentos já havia sido observada em junho, quando o número de ocorrências foi 2% menor que os 2.226 atendimentos realizados em maio.

Desde o início deste ano, quando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência entrou em operação efetiva, a média de atendimento havia sido superior a 70 casos por dia.

TENDÊNCIA: na avaliação do gerente do setor de Atenção às Urgências e Emergências do SAMU 192 – Regional de Maringá, Dr. Carlos Alberto Lagos, a redução no número de ocorrências pode ser atribuída ao período de férias escolares.

"Geralmente no final de junho e durante todo o mês de julho a cidade fica mais calma e os pais e alunos permanecem por maior tempo dentro de casa, colaborando para a redução do número de ocorrências", justifica.

Nos casos de situações graves e de risco em vias públicas, residências e locais de trabalho, o atendimento pré-hospitalar é realizado pelo SAMU em sintonia com o Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE), da Polícia Militar.

No mês de julho deste ano, o SIATE atendeu a 410 acidentes de trânsito em Maringá e Região Metropolitana.

Em junho foram registrados 381 acidentes e, em maio, outros 384.

O diagnóstico dos casos solicitados e a decisão pelo procedimento mais adequado é feito pela Central de Regulação, a partir da integração entre uma central telefônica, ambulâncias médicas e setores de emergências dos hospitais.

Para melhorar o sistema, está prevista para o dia 20 de setembro a inauguração de uma nova Central de Regulação.

As instalações da central permanecerão anexas à Secretaria da Saúde de Maringá, que mantém o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em parceria com o Governo do Paraná e o Ministério da Saúde.

Os telefonemas de urgência podem ser feitos gratuitamente ao SAMU pelo número 192.

Já o SIATE atende pelo número 193.

Mais informações: 3218-3150 (Secretaria Municipal da Saúde)

Pmm