COMÉRCIO

Pesquisa aponta que 91% dos consumidores escolherão comércio local para compras natalinas.

Dois terços dos maringaenses têm intenção de comprar presentes de Natal. É o que revela uma pesquisa da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), por meio do Departamento de Pesquisa e Estatística - apesar do número elevado, o índice é menor do que o registrado em 2012, quando 80% dos consumidores manifestaram intenção de compras no período.

A boa notícia para os comerciantes maringaenses é que 91% dos consumidores deverão escolher o comércio local para efetuar as compras. Aliás, as compras ficarão concentradas na semana que antecede o Natal, conforme disseram 46% dos entrevistados.Roupas, brinquedos e calçados deverão ser os itens preferidos nas listas de presentes, com 32%, 26% e 15%, respectivamente. No total, 42% dos entrevistados deverão gastar entre R$ 200 e R$ 500. E de acordo com a pesquisa, 48% deverão gastar mais neste Natal do que em 2012, 33% deverão gastar igual, 14% gastarão menos e 5% não sabem.

A pesquisa mostra ainda que com uma campanha promocional de sorteio de prêmios, 55% dos consumidores investem mais nas compras. E o 130 salário deverá ser gasto da seguinte forma: 24,3% deverão poupar, 23% comprarão presentes, 21% pagarão contas em atraso, 15% viajarão, 4% reformarão ou construirão, outros 4% investirão na compra de um automóvel – o restante deu outras respostas.

Foram entrevistadas 481 pessoas. A margem de erro é de 4,5%.