MEIO AMBIENTE

Semana do Rio começa neste domingo (17) com plantio de 500 mudas de espécies frutíferas e nativas.

A Semana do Rio, que acontece entre os dias 17 e 24 de novembro, vai sensibilizar a comunidade para a preservação das nascentes, córregos e rios do município e região. O plantio de mais de cinco mil mudas de espécies nativas e frutíferas em fundos de vale será uma das atividades para a proteção dos recursos hídricos.

Também fazem parte da Semana do Rio as palestras com sobre “Recursos Hídricos", com o engenheiro agrônomo e professor Tiago Ribeiro da Costa, e com o geólogo do Suderhsa, Everton Luiz da Costa Souza, apresentando o tema “Ciclo Hidrológico”.

Organizada pela Secretaria de Meio Ambiente, as atividades da Semana do Rio abrangem ainda o Parque do Ingá, Parque do Japão, Bosque Tsunessaburo Makiguti, fundos de vale que estão sendo preservados pelo município e pela própria população, além de exemplos locais de proteção em minas e córregos que acabam por desaguar e compor os importantes rios regionais.

Programação:

Dia 17 de novembro - domingo

9 horas - Plantio de 500 mudas de espécies frutíferas e nativas no fundo de vale do Córrego Samambaia, no Parque de Educação Ambiental Tsunessaburo Makiguti, Jardim Campos Elíseos.

Dia 18 de novembro - segunda-feira

9 horas - Plantio de 300 mudas de espécies nativas e frutíferas no Parque Alfredo W. Nyfeller. Participação de alunos da rede estadual de ensino.

Dia 19 de novembro - terça-feira

10 horas - Soltura de 10 mil peixes no Rio Ivaí e plantio de mil mudas de espécies nativas e frutíferas em fundo de vale do Rio Ivaí. Parceria com a Prefeitura de Floresta.

Dia 20 de novembro - quarta -feira

8 horas - Plantio de espécies nativas para reposição de mata ciliar no Parque do Japão. Participação dos alunos, da Escola Municipal Oscar Pereira dos Santos e CMEI Luíza Martos Murcia Fontes.

Dia 21 de novembro - quinta-feira

9 horas - Palestra para os alunos do Col. Est. Instituto de Educação, na Câmara Municipal, com o engenheiro agrônomo e professor Tiago Ribeiro da Costa, abordando o tema “Recursos Hídricos”.

Dia 22 de novembro - sexta-feira

9 horas - Palestra para alunos do Col. Marista, na Câmara Municipal, com o Geólogo da Suderhsa, Everton Luiz da Costa Souza, sob o tema “Ciclo Hidrológico”.

Dia 23 de novembro - sábado

14 horas às 17 horas - Distribuição de folders e mudas frutíferas e nativas no Parque do Ingá em parceria com o Grupo Escoteiro Verde Canção. Durante todo o Parque Alfredo W. Nyfeller, Eco Ponto Itinerante de Sucatas Eletrônicas.

Dia 24 de novembro - domingo

9 horas - Santa Missa no pátio da Estação de Captação de Água da Sanepar, no Rio Pirapó.

10h30 - Soltura de 10 mil peixes e plantio de mil mudas de espécies nativas e frutíferas em fundo de vale do Rio Pirapó.