TRÂNSITO

Orientadores do EstaR reforçam a prevenção de acidentes

Todo o efetivo de 100 orientadores de trânsito que atuam na área do EstaR - sistema de estacionamento regulamentado em Maringá - participou na manhã de ontem quinta-feira, dia 27, de um curso para ajudar os agentes de trânsito, condutores de veículos e pedestres a evitar acidentes no município.

O treinamento faz parte do programa nacional "Pense Bem", criado para dar suporte à iniciativa de envolver as comunidades municipais no projeto "Parceiros do Trânsito", onde toda a sociedade pode contribuir para a redução do número de ocorrências.

Na palestra desta quinta-feira, estudantes de Medicina da UEM - coordenados pelo professor e médico neuro-traumatologista Carmine Porcelli Salvarani - procuraram sensibilizar e conscientizar os orientadores a promover uma análise das causas e conseqüências dos acidentes que ocorrem na rotina do trânsito.

"Essa observação dos tipos de ocorrências ajuda a detectar melhor os fatores de risco e, através de uma análise criteriosa, os orientadores podem acionar os agentes de trânsito para os perigos e as precauções necessárias", explica o diretor de Trânsito da Secretaria Municipal dos Transportes (Setran), Luis Miura.

ANÁLISE CRITERIOSA: entre os fatores de risco o diretor cita os estacionamentos de forma irregular, ultrapassagens perigosas e manobras arriscadas que colocam em risco a vida de pedestres e motoristas de outros veículos em determinados cruzamentos ou pontos críticos do sistema viário.

"As formas de comportamento mais perigosas são observadas pelos orientadores e repassadas para os agentes que, sensibilizados, passam a conter a atitude dos infratores", relata Miura.

Segundo o diretor, o número de ocorrências nas ruas e avenidas de Maringá vem diminuindo gradualmente e ações como essas que estão sendo estudadas poderão contribuir ainda mais para o programa "Paz no Trânsito" praticada pela administração municipal.

"Salvar vidas no trânsito de Maringá tem sido uma das prioridades desta administração e, por isso, estamos colocando em prática tudo o que é necessário para alcançar cem por cento dessa meta", conclui Luis Miura.

Mais informações: 3901-1969 (EstaR) / 3901-1717 (Setran)

Pmm