EVENTO

UEM realiza Workshop Enduro Equestre e Paraequestre.

UEM realiza Workshop Enduro Equestre e Paraequestre.
Atividades acontecem nos dias 14 e 15 desse mês.

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Federação Paranaense de Hipismo promovem o Workshop Enduro Equestre e Paraequestre com atividades nos dias 14 e 15 deste mês. A programação inclui palestras com especialistas na área e provas práticas.

O evento começa com uma palestra ministrada por Marcos Antonio Nunes, veterinário de enduro e preparador de cavalos de esporte, que vai falar como se constitui uma prova. A palestra terá início às 14 horas no anfiteatro do Bloco J-45, no câmpus sede da UEM. Na sequência, Eros Spartalis, vice-diretor de Esporte Paraquestre da Federação Paranaense de Hipismo e representante Associação Nacional de Equoterapia, fala sobre o enduro paraequestre no Paraná e no Brasil, englobando as diferenças, adaptações e regulamento da prova.

A programação no dia 15 será voltada para as provas práticas de Paraenduro. Às 8 horas está marcada a largada da prova de 20 km; às 9 horas a de 10km; e às 10h30 a de 5km. À tarde, a partir das 13h30, haverá demonstração de paradestramento. A proposta é que os participantes do workshop acompanhem as competições conforme seu interesse de atuação profissional. Por exemplo, quem é da área de agrárias acompanhará o vet-check dos animais na entrada e retorno; quem atua no setor de saúde e educação poderá atuar como auxiliar-lateral no enduro.

O evento é uma iniciativa do Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio às Pessoas com Deficiência e Necessidades Educativas e do Projeto Equoterapia da UEM, coordenado pelo professor Carlos Furtado. As inscrições, antecipadas, para acadêmicos custam R$ 35,00. Profissionais pagam R$ 70,00. Para outras informações e inscrições procure o Propae, Bloco 4, câmpus sede, fone 44 3011-4448.