SAÚDE

Campanha do preventivo começa atender funcionárias da Cocamar.

A unidade móvel da Secretaria de Saúde começou a atender nesta quarta-feira (6), as funcionárias da Cocamar, dentro da campanha do preventivo do colo de útero e do câncer de mama. Todas as quartas-feiras de novembro o ônibus da Saúde estará na cooperativa, realizando a coleta para o exame e agendando mamografia, além de passar orientações sobre prevenção.

Na próxima semana, segunda e terça-feira, dias 11 e 12 de novembro, a unidade móvel vai atender na Penitenciária Estadual de Maringá e no final do mês, nos dias 27, 28 e 29, retorna à Praça Raposo Tavares para o público em geral na campanha Laço Rosa contra o câncer de mama, realizado em parceria com a Secretaria da Mulher. No dia 24 de novembro, domingo, será realizada a caminhada da campanha do Laço Rosa, celebrando o Dia de Luta contra o Câncer de Mama - 27 de novembro. A caminhada, aberta a toda comunidade, começa às 9 horas no portão do Parque do Ingá.

O atendimento descentralizado da campanha do preventivo começou no mês de setembro, em parceria com a Acim e Acim Mulher, com a unidade móvel da Secretaria de Saúde permanecendo na Praça Raposo Tavares. Foram realizadas mais de 270 coletas e encaminhamento para exames, que já estão com os resultados prontos.

As mulheres atendidas na praça, durante o mês de setembro, já podem procurar o resultado no Laboratório da Secretaria de Saúde, na avenida Prudente de Moraes, 885, Zona 7, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. No mês de outubro a unidade móvel atendeu as funcionárias dos shoppings Avenida Center e Maringá Park, e desde o início de novembro a campanha está no ambulatório do Sincofemar, na rua Néo Alves Martins, com atendimento às sextas-feiras.

O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, agradece todos os parceiros que estão viabilizando o atendimento da unidade móvel. “Junto com empresas, sindicatos e entidades estamos levando a campanha do preventivo até as mulheres que não conseguem fazer a coleta nas Unidades Básicas de Saúde, que oferecem o serviço regularmente o ano todo”, explica o secretário.