SERVIÇOS PÚBLICOS

Prefeitura instalou catracas nas entradas do Cemitério Municipal para período de Finados.

Prefeitura instalou catracas nas entradas do Cemitério Municipal para período de Finados.
Catracas permitirão confirmar número exato de visitantes.

A Secretaria de Serviços Públicos instalou catracas nas entradas do Cemitério Municipal para verificar o público exato de visitantes no período de Finados. A média de público calculada pela administração do Cemitério nos últimos anos é de aproximadamente 300 mil pessoas, mas nunca foi feita uma contagem precisa dos visitantes. As catracas vão controlar a entrada de público desta sexta-feira até domingo.

Neste sábado, Dia de Finados, o Cemitério Municipal estará aberto para visitação das 8 às 18 horas, e não será permitida a entrada de veículos no local. “As pessoas com dificuldade de locomoção terão veículos especiais para locomoção dentro do Cemitério, mesmo os cadeirantes, e também terão acesso especial para evitar as catracas, e serão contadas manualmente”, explica o secretário de Serviços Públicos, Vagner Mussio.

Durante todo o dia serão celebradas missas na capela do Cemitério. A Paróquia Menino Jesus de Praga e São Francisco Xavier celebram a missa das 8 e das 9 horas; seguido das paróquias Santo Antônio de Pádua às 10 horas; São Silvestre às 11 horas; São Francisco Xavier ao meio dia; Nossa Senhora Aparecida às 14 horas; Santa Rita de Cássia às 15 horas; Catedral Nossa Senhora da Glória às 16 horas; e paróquias Nossa Senhora de Lourdes e São Judas Tadeu às 17 horas.

Agentes da Vigilância Sanitária estarão na entrada do Cemitério, orientando os visitantes para impedir a entrada de embalagens plásticas no local, especialmente as que envolvem vasos de plantas. As embalagens deverão ser retiradas para evitar a formação de focos do mosquito transmissor da dengue.

As famílias que queiram localizar túmulos podem procurar pela administração do Cemitério, anexa à entrada principal, ou no site www.maringa.pr.gov.br e acessar a página de Serviços online na sessão Cemitério. É preciso informar o nome completo e se possível a data de falecimento.

Comércio ambulante

O uso do Cemitério Municipal e das áreas públicas adjacentes no período de preparação e na celebração do Dia de Finados, em Maringá, é disciplinado pelo Decreto nº 1256/2009. De acordo com o que estabelece o inciso XIX do artigo 50 da Lei Orgânica do Município, o comércio ambulante nas proximidades deverá ocorrer nos dias 1º e 2 de novembro apenas em locais permitidos pelo Departamento de Fiscalização da Prefeitura.

As áreas públicas liberadas para o comércio ambulante são a calçada da Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira – ao lado do Cemitério; a Rua Vereador Primo Monteschio – no trecho entre a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira e a Praça de Todos os Santos – e toda a extensão da Rua Mem de Sá, respeitando-se o limite de 20 metros entre os portões da Câmara de Velórios e o portão de número 3, visando facilitar o acesso de pedestres.

Conforme o decreto, não será permitido o comércio ambulante em frente à Praça Elevada e na área interna do Cemitério Municipal. O recolhimento de materiais recicláveis – borra de velas derretidas, por exemplo – somente será permitido após o encerramento do expediente, depois das 19 horas.

Como o Dia de Finados será em um sábado, a feira livre livre no estacionamento do Teatro Reviver não será realizada. As outras feiras de sábado, na rua Mandaguari, na Zona 7 e a Feira do Produtor no estacionamento do Estádio Willie Davids, serão realizadas normalmente.

A Guarda Municipal estará com a Operação Finados no entorno do Cemitério Municipal. Junto com a Polícia Militar, será intensificada a fiscalização do comércio ambulante, o tráfico de drogas e a ação de flenelinhas no entorno do cemitério. Serão 40 guardas no interior e proximidades do cemitério, e os motoristas que se sentirem ameaçados podem acionar um guarda municipal no local ou ligar para o 3901-2222.

Serviço

Mais informações: 3901-3351 (Gerência do Cemitério Municipal)