ESPORTE

Maringá é candidata para sediar próximo Grand Prix de Futsal.

Maringá reforçou a candidatura para sediar a próxima edição do Grand Prix de Futsal, em 2014. A intenção foi comunicada ao presidente da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), Aécio de Borba Vasconcelos, no último domingo (27), pelo prefeito Roberto Pupin e pela secretária de Esportes e Lazer, Maria Iraclézia de Araújo. Até o próximo ano, adequações já programadas pela administração municipal devem ser realizadas no ginásio de esportes Chico Netto, elevando as chances da cidade durante o certame.

Durante uma semana (20 à 27 de outubro), o elenco das oito melhores seleções mundiais da modalidade hospedou-se em Maringá, movimentando, além da economia, o complexo esportivo da Vila Olímpica e o Parque do Japão, durante respectivos jogos e treinamentos. Acostumado com grandes públicos após a campanha do Oppnus Maringá na Liga Nacional deste ano, o Chico Netto recebeu mais de 30 mil pessoas ao longo dos seis dias de disputas internacionais.

“Desempenhamos nossa função com maestria durante o Grand Prix. Maringá tornou-se, novamente, referência esportiva mundial, acolhendo em nossa ótima estrutura todas as equipes, com carinho e respeito”, ressalta Pupin. De acordo com o prefeito, a presença de atletas consagrados incentiva os núcleos de base no município. “Eventos como o Grand Prix, além de reunir famílias em prol do esporte, deixam um grande legado para os mais jovens. Trabalhar a cidadania e a qualidade de vida são ações constantes de nossa administração e, por isso, reiterei a vontade dos jogos em 2014”, afirma.

Adequações

Revitalizado em setembro, o ginásio Chico Netto despertou elogios dos jogadores. Palco do hepta campeonato da Seleção Brasileira no último domingo (27), o espaço climatizado ganhou piso vinílico que corresponde aos padrões internacionais de alto rendimento, inclusive, de competições de futsal.

Para 2014, adequações já programadas referentes à iluminação e segurança serão concluídas. Nesta semana, corrimãos são instalados nos acessos às mais de 4,5 mil cadeiras destinadas ao público. A medida confere apoio e mais segurança para os maringaenses, em especial, para crianças e idosos.

A iluminação do ginásio, melhorada para a realização do último Grand Prix, também será completamente trocada. Os novos refletores, licitados com o novo piso, em setembro, devem ser instalados até o final de 2013. Com potência de 1 mil watts para cada refletor, a incidência uniforme de luz possibilitará a transmissão de eventos em tecnologia High Definition (HD).

“Nossa estrutura vem sendo, cada vez mais prestigiada pelas federações e confederações esportivas. Sem dúvidas, um resultado positivo e até de reconhecimento ao constante desenvolvimento de atletas e incentivo ao esporte de nosso município. Estamos em evidência, o que reforça também nossa campanha para receber seleções do futebol no próximo ano e, principalmente, nosso projeto para a Olimpíada de 2016”, lembra Maria Iraclézia.

Grand Prix

Realizado no Brasil desde 2005, o Grand Prix é uma competição internacional, com os moldes de uma Copa do Mundo. O Brasil é o maior campeão do torneio, detentor de sete dos oito títulos disputados. A única seleção que conseguiu desbancar os brasileiros foi a Espanha, em 2010.

As seleções com maiores participações no Grand Prix são Brasil e Argentina, presentes em todas as edições, seguidas de Paraguai, que ficou de fora apenas em 2006.

Classificações

2005 - campeão: Brasil - vice: Colômbia

2006 - campeão: Brasil - vice: Itália

2007 - campeão: Brasil - vice: Irã

2008 - campeão: Brasil - vice: Argentina

2009 - campeão: Brasil - vice: Irã

2010 - campeão: Espanha - vice: Brasil

2011 - campeão: Brasil - vice: Rússia

2013 - campeão: Brasil - vice: Rússia