UNICESUMAR

Estudantes promovem exposição sobre cultura afro e indígena.

Estudantes promovem exposição sobre cultura afro e indígena.
Evento mostra tradições dos povos que influenciam nossa cultura.

O ensino da cultura afro e indígena tornou-se obrigatória nas escolas brasileiras desde o ano de 2008 pela lei nº 11.645. Visando vivenciar os conteúdos que devem ser levados para sala de aula, estudantes de Pedagogia da Unicesumar (3º e 4º anos) passaram por um bimestre de estudos e pesquisas neste campo, aprofundando o conhecimento em torno desta temática.

Orientados pelas professoras Priscila Paixão e Ozília Geraldini Burgo, responsáveis pelas disciplinas de prática de ensino e estágio, os estudantes desenvolveram trabalhos sobre cultura, artesanato, religião e alimentação dos povos afro e indígenas e ontem realizaram uma exposição, apresentando o resultado a outros acadêmicos.

Os trabalhos chamaram bastante a atenção. De acordo com Ozília, esse conteúdo foi incluído no curso de Pedagogia, visando preparar melhor os alunos para que futuramente possam trabalhar com mais envolvimento em sala de aula e despertar nas crianças a consciência de que cada povo tem suas características próprias e todas elas são bastante ricas.

Para a coordenadora de Pedagogia, Rachel Maya Brotherhood, esse tipo de atividade faz com que os alunos incorporem o conhecimento e, ao mesmo, traz uma visão diferenciada, valorizando essas culturas presentes em nossa formação. "Assim, eles vão levar o tema para as salas de aula não teoricamente, mas como conteúdo vivido por eles", analisou.