TRÂNSITO

Na cidade sem meu carro: Trecho da avenida Brasil será interditado

A Secretaria dos Transportes de Maringá (Setran) vai interditar a avenida Brasil, entre as avenidas Duque de Caxias e Herval (vai abranger parte da travessa Guilherme de Almeida), no próximo dia 22, das 7 às 17 h.

A população deverá ficar atenta para evitar transtornos nesta data. Só poderão trafegar no trecho pedestres, ciclistas, ônibus do transporte coletivo, táxis e veículos de serviços essenciais como ambulâncias, coleta de lixo e viaturas. Tudo isso será em prol da realização da

campanha "Jornada Brasileira - na cidade sem meu carro", uma das atividades da Semana Nacional de Trânsito.

O evento é de caráter reflexivo, para incentivar o condutor de veículo a utilizar outros meios de locomoção como andar de bicicleta, utilizar o transporte coletivo ou mesmo andar a pé. A organização do evento ressalta que essas ações promovem o combate à poluição,e redução de gastos públicos e maior segurança no trânsito com menor circulação de veículos.

A comunidade também poderá prestigiar uma variedade de atividades artísticas e culturais que serão realizadas num ônibus-palco instalado na praça Raposo Tavares. Uma equipe vai entregar panfletos educativos e ministrar orientação sobre ações comportamentais no trânsito tanto para reduzir a poluição como para aumentar a segurança.

Está prevista para o dia 22, uma paralisação de cinco minutos para a reflexão sobre os danos causados ao Meio Ambiente pelo uso irracional do automóvel. O objetivo é que em vários locais, de forma simultânea, as pessoas reflitam sobre o assunto.

PMM