CIDADE

Maringá terá Catálogo Online de Bibliotecas Públicas Municipais

Nesta quarta-feira (26), período em que se comemora a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (23 a 29 de outubro), a Secretaria da Cultura de Maringá irá realizar o “Lançamento do Catálogo Online das Bibliotecas Públicas de Maringá”.

A solenidade será às 10 horas, no auditório da Sala Joubert de Carvalho, anexo à Biblioteca Pública Professor Bento Munhoz da Rocha Netto.

Segundo a coordenadora do Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais de Maringá (SBPMM), Kyoko Nishida Akabani, o lançamento irá permitir que a atual base de dados do acervo das cinco bibliotecas que compõem o sistema possa ser acessada via Internet .

"Além de Maringá, apenas Curitiba disponibiliza catálogo online da Biblioteca Pública, porém lá a biblioteca é estadual.

Sendo assim, Maringá torna-se pioneira no Paraná em disponibilizar catálogo online de Bibliotecas Públicas Municipais", explica a coordenadora.

Acervo via Internet: embora a informatização do acervo ainda não esteja concluída e a base atual necessite de adequações, os usuários já poderão consultar via Internet o catálogo online, logo após o lançamento, pelo site: http:// www.maringa.pr.gov.br/bibliotecaspublicas.

A página possibilita que sejam feitas buscas por autor, título e assunto das obras desejadas, sendo informados também em qual ou quais das bibliotecas do sistema a obra se encontra.

De acordo com a bibliotecária do SBPMM, Zery Monteiro, atualmente a base conta com cerca de 90% do acervo de literatura infanto-juvenil, sendo que 40% destas obras já receberam as correções necessárias para se enquadrarem dentro das normas nacionais e padrões internacionais de Biblioteconomia, o que garante a seriedade do serviço e a possibilidade futura de se integrar com outras bibliotecas nacional e internacionalmente.

Dentro do acervo geral (cerca de 100.000 volumes), 40% estão inseridos na base.

"O uso de novas tecnologias permitirá que cada obra corrigida ou incluída na base seja automaticamente disponibilizada para consulta no catálogo online", comemora.

Planejamento do trabalho: para tornar possível o início do processo de informatização, os profissionais bibliotecários que atuam no SBPMM passaram a trabalhar em sistema de escala e contam com a ajuda de alguns estagiários.

O planejamento do trabalho previu a necessidade de tratar o acervo total por partes.

A primeira parte do acervo que está sendo trabalhada é composta dos livros de literatura infanto-juvenil (cerca de 17.000 volumes).

Esta etapa está sendo possível graças ao projeto “A Criança e a Biblioteca: uma nova forma de tratamento e organização do acervo de literatura infanto-juvenil, visando o incentivo à leitura”, que vem sendo desenvolvido desde o início do ano.

Serviço: o auditório da Sala Joubert de Carvalho, anexo à Biblioteca Pública Professor Bento Munhoz da Rocha Netto, fica na avenida XV de Novembro.

Mais informações pelo telefone 3901- 1753.
Pmm