ADMINISTRAÇÃO

Prefeito reassume após viagem ao Japão.

O prefeito Roberto Pupin reassumiu o cargo nesta segunda-feira (21), e fez um relato positivo sobre a missão econômica ao Japão. Acompanhado de empresários e representates de entidades maringaenses, o prefeito esteve no Japão para as comemorações dos 40 anos de irmandade com Kakogawa e uma série de encontros tratando de investimentos à Copa do Mundo.

O vice-prefeito, Claudio Ferdinandi, agradeceu a oportunidade de assumir o cargo, e o apoio de toda equipe durante a interinidade. “Conseguimos manter toda a rotina administrativa e cumprir uma agenda de visita às obras, secretarias e de contato com a comunidade”, lembrou Ferdinandi.

O prefeito Roberto Pupin agradeceu o vice-prefeito e falou da importância das visitas e contatos realizados por Ferdinandi na interinidade. “Somos uma equipe que trabalha pela cidade, e nestes dias como prefeito Ferdinandi mostrou o perfil da administração, sempre aberta à comunidade e realizadora”.

Pupin destacou a viagem ao Japão motivada pelos 40 anos de irmandade entre Maringá e Kakogawa, mas com foco nos interesses da cidade. “Foi uma retribuição à visita dos gestores e lideranças de Kakogawa que estiveram em Maringá pelo aniversário da cidade e os 40 anos de irmandade, mas aproveitamos para contatos em várias áreas, especialmente em investimentos no Brasil”, informou.

Além de reuniões com empresários dispostos a investir no Brasil e que recebram informações sobre a Cidade Industrial de Maringá, aeroporto, instituições de ensino superior, localização e distância dos principais portos brasileiros, a comitiva esteve com o príncipe Naruhito, ministros prefeitos, governadores e dirigentes da Seleção Japonesa de Futebol.

Todas as reuniões, na avaliação de Pupin, foram muito proveitosas. Os empresários de grandes corporações mostraram a necessidade de investir fora do Japão, e simpatizam com o potencial do Brasil. O presidente da Seleção Japonesa de Futebol, Naoki Tsumura, ficou surpreso com a visita da comitiva, e pretende analisar a proposta de usar Maringá para a pré-temporada da Copa do Mundo. Um dos deputados que recepcionou os maringaenses está trabalhando em defesa da cidade.

Pupin revelou ainda que esta semana, durante o Grand Prix de Futsal realizado em Maringá, um dirigente indicado por Tsumura estará visitando a infraestrutura esportiva da cidade. “Se a Seleção Japonesa ficar em uma chave na região Sul, existe grandes chances de Maringá ser o Centro de Treinamento deles”, afirmou.

Em Kakogawa, a comitiva foi recebida pelo prefeito Shoichi Tarumoto, e muitas autoridades, empresários, dirigentes de instituições e estudantes que já estiveram em Maringá. “Ficamos impressionados com a recepção das autoridades, inclusive o príncipe Naruhito recebeu toda a comitiva, cumprimentando cada membro e mostrando interesse por Maringá”, lembrou Pupin.

Antes de retornar ao Brasil, o prefeito visitou a Feira de Cantão, na cidade de Guangzhou, sul da China, a maior do mundo com mais de 45 mil expositores. Na feira é possível encontrar praticamente todos os produtos do mercado em uma área de 1m1 milhão de metros quadrados. A Feira de Cantão recebe mais de 200 mil visitantes de 211 países e movimento mais de 32 milhões de dólares. “Reforça nossa proposta de montarmos um grande centro de eventos em Maringá”, declarmou Pupin.