EDUCAÇÃO

Projeto de advogado com dicas da língua portuguesa é exposto em shopping de Maringá.

Conjugação verbal incorreta, grafia e pronúncia erradas, além de palavras inexistentes. Não são raros os usos incorretos da língua portuguesa pelas pessoas no dia a dia. Com o objetivo de ajudar a evitar erros da língua, o Maringá Park Shopping Center instalou nos corredores de todos os pisos do shopping dicas de como conjugar frases e pronunciar corretamente as palavras. Nelas os visitantes descobrem que o correto é beneficente, e não beneficiente. “Fazem dez anos não existe”. O correto é “faz dez anos”.

As dicas também estão sendo divulgadas no site (www.maringapark.com.br) e nas redes sociais - Facebook e Twitter. O material integra o projeto Sinal do Saber e já foi veiculado no entorno do Parque do Ingá.

O instituidor do projeto é o advogado Lutero de Paiva Pereira, que conta que o objetivo é que ao verem os cartazes, as pessoas se sintam estimuladas a falar e ler melhor, a voltar à escola e a buscar mais literatura.

O projeto conta com a ajuda de empresas parceiras, que contribuem com a impressão de faixas e materiais utilizados na divulgação. Pereira conta que o projeto já ganhou espaço em Curitiba, Londrina, Campo Mourão, Cuiabá e, em breve, Presidente Prudente. Numa segunda fase, também com o apoio das empresas, será distribuída literatura para as escolas públicas.

Veja algumas dicas que estão sendo divulgadas pelo shopping:

- O correto é FAZ 10 ANOS e não fazem 10 anos

- O certo é CADARÇO e não cardaço

- Não é perca de tempomas PERDA de tempo

- O certo é MORTADELA e não MORTANDELA

- Não existe a palavra menos, somente MENOS

- O plural é TROFÉUS e não troféis

- O correto é casa GEMINADA e não germinada

- O plural é CIDADÃOS e não cidadões

- Não se fala di menor mas MENOR DE IDADE

- É BENEFICENTE e não beneficiente

- O certo é eu TROUXE e não eu truxe

- O correto é IOGURTE e não iorgute