SAÚDE

Profissionais da rede participam de Semana da Saúde Bucal

O prefeito de Maringá, Silvio Barros, abriu na manhã de ontem, segunda-feira, dia 24, no anfiteatro do Cesumar, a 9ª Semana da Saúde Bucal.

No encontro, que vai até quinta-feira, dia 27, estão sendo debatidas as formas e a importância da inclusão de equipes de saúde bucal no Programa Saúde da Família (PSF) - que presta atendimento em domicílio à famílias cadastradas.

Destinado às equipes da rede pública municipal de saúde e aos acadêmicos do curso de Odontologia da UEM e Cesumar, o evento tem entre os objetivos fazer com que as equipes da saúde pública municipal estabeleçam um plano eficaz de atendimento odontológico à comunidade, tendo como parâmetro os relatos feitos por profissionais de saúde que atuam em Brasília, Porto Alegre e Curitiba.

Ao participar da abertura do encontro, o coordenador nacional do Programa de Saúde Bucal, do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, lembrou que hoje, no Brasil, apenas 55% dos jovens preservam todos os dentes na boca e só 10% das pessoas na faixa de 65 a 74 anos mantém 20 ou mais dentes.

"Esse quadro no país tem que ser modificado, a começar por regiões de destacado potencial econômico como é o caso de Maringá", enfatizou, enquanto apresentava dados estatísticos apontados pelo programa "Brasil Sorridente".

ATIVIDADES NOS POSTOS: na seqüência da programação de abertura a representante da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, Zelma Torres, falou sobre o tema "Humaniza SUS: Acolhimento e Humanização no Atendimento".

No período da tarde foi desenvolvida mesa-redonda para discussão do tema "Odontologia e o Programa Saúde da Família".

Os debates tiveram a participação dos profissionais Cynthia Rigolon - representante da UEM; Lise Villani Souza - coordenadora de Saúde Bucal da Prefeitura de Curitiba; e Marcos Patussi - representante da UNISINOS (RS).

A partir desta terça-feira, até quinta-feira, dia 27, estão programadas atividades educativas e preventivas nas unidades básicas de saúde de Maringá.

O público-alvo são as crianças, idosos e gestantes que recebem orientações sobre as formas corretas de escovação e de higiene bucal.

Mais informações: 3218-3132 (Secretaria da Saúde)
Pmm