EVENTO

Mostra de Talentos da saúde mental acontece nesta quinta-feira (10).

A Gerência de Assistência da Secretaria de Saúde promove nesta quinta-feira (10), a III Mostra de Talentos da Saúde Mental, evento que marca o Dia Mundial de Saúde Mental instituído pela Organização Mundial de Saúde. A III Mostra será realizada no Auditório Hélio Moreira, das 10 às 16h, com exposição de trabalhos produzidos pelos usuários dos serviços da área e da Associação Maringaense de Saúde Mental.

A abertura oficial da Mostra será às 13h30, seguida da programação cultural com apresentações dos grupos das Unidades Básicas de Saúde/PSF/NASF, Cisam, CAPSad, CAPS II Canção, CAPSi, Emergência Psiquiátrica do Hospital Municipal, e Residências Terapêuticas Girassol, Ingá e Azaléias. Aberto a toda comunidade, a Mostra de Talentos da Saúde Mental visa divulgar as atividades e oficinas de expressão sócio-culturais desenvolvidas por usuários dos Serviços de Saúde do município.

Entre as atividades, apresentação do Grupo Musical Delirius e do Grupo Teatral Inspiração, formados por pessoas em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial - CAPS II - Canção, muitos com histórico de várias e longas internações em hospital psiquiátrico. Também se apresentam as crianças e adolescentes que frequentam o CAPSi e integrantes do Projeto “Pintando e Bordando Saúde”, coordenado pela psicóloga Raquel, da Unidade Básica de Saúde Alvorada III. Durante a semana será exibida uma série de reportagens sobre o tema na TV Unicesumar.

Para a Organização Mundial de Saúde não existe definição “oficial” de saúde mental. Admite-se, entretanto, que o conceito de Saúde Mental é mais amplo que a ausência de transtornos mentais. Para a OMS a “Saúde Mental é estar de bem consigo e com os outros na maior parte do tempo. Aceitar as exigências da vida, seus desafios e percalços. Saber lidar com suas próprias emoções e as dos outros. É também reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário."