SAÚDE

13 servidores são nomeados para Maringá na área da saúde.

O governador Beto Richa autorizou a nomeação de 48 profissionais para atuar no Complexo Regulador do Paraná, que gerencia os serviços do Samu, Siate, transferências e internações de pacientes no Sistema Único de Saúde do Estado. Ao todo, são 22 médicos (clínicos gerais, pediatras e cardiologistas), três enfermeiros, 21 técnicos de enfermagem e dois auxiliares de enfermagem.

Os profissionais vão trabalhar nas centrais de regulação instaladas nos municípios de Curitiba, Cascavel, Maringá e Londrina. Para o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, este reforço na equipe vai possibilitar que o tempo de resposta das demandas seja reduzido, garantindo atendimento mais ágil à população.

Dos 45 profissionais, 13 vão atuar em Maringá. São seis técnicos de enfermagem, cinco médicos (clínicos gerais), um enfermeiro e um auxiliar administrativo.

“O complexo regulador é peça-chave na organização da Rede Paraná Urgência. São esses profissionais que vão gerenciar todo o fluxo de atendimento aos pacientes do SUS, sobretudo em casos de urgência e emergência”, explicou o secretário.

Composto por centrais regionais, macrorregionais e estadual de regulação, o complexo ordena o encaminhamento dos pacientes de acordo com as necessidades clínicas e disponibilidade dos serviços de saúde. O serviço também é responsável pelo encaminhamento de transporte médico necessário para cada caso, seja por meio terrestre, aquático ou aéreo.