As universidades estaduais do Paraná receberam boas avaliações no último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), de acordo com o resultado divulgado pelo Ministério da Educação. Na Universidade Estadual de Londrina (UEL), por exemplo, dos nove cursos avaliados em 2012, sete alcançaram os conceitos 4 e 5, os maiores atribuídos. Na Universidade Estadual de Maringá (UEM), cinco dos sete cursos alcançaram conceito 4 e 5. Na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), dois cursos receberam nota 5. Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, resultados como estes revelam o empenho e justificam o investimento feito pelo Governo do Estado no ensino superior. “A sociedade paranaense está colhendo os frutos desse desempenho, que garantem, hoje e no futuro, o desenvolvimento do Estado como um todo”, disse. O Enade é realizado desde 2004 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para avaliar o rendimento dos alunos de graduação. Prestam exames os estudantes do último ano de cursos previamente selecionados que se alternam a cada três anos. A realização do Enade é condição obrigatória para a emissão do histórico escolar. No Paraná, 27 cursos obtiveram nota máxima. Ao todo, participaram do exame 7.228 cursos, pertencentes a 1.646 instituições de educação superior públicas e privadas de todo o Brasil. As notas vão de 0 a 5 pontos, com divisão por casas decimais, e em faixas que vão de 1 a 5. No total, 30% dos cursos ficaram com notas abaixo da média.
UEM - Na Universidade Estadual de Maringá, em comparação com a última avaliação, realizada em 2009, a nota do curso de Direito subiu de quatro para cinco, e a do curso de Secretariado Executivo Trilíngue se manteve em cinco. Os demais cursos da UEM bem avaliados de acordo com o Enade foram Ciências Contábeis (nota cinco no campus regional de Cianorte e quatro no campus sede), Administração e Psicologia (4). Ainda foram avaliados os cursos de Ciências Econômicas (3) e Design (2).
ENADE – Em 2012, o Ministério da Educação avaliou 7.228 cursos. Participaram acadêmicos dos bacharelados em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design, Comunicação Social, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo e Turismo. Também foram avaliados os cursos superiores de Tecnologia das áreas de Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais. Segundo o ministério, sete em cada dez cursos de instituições de ensino superior avaliados tiveram notas superiores a três, em uma escala que vai até cinco. O resultado indica um avanço em relação ao ano de 2009, quando menos de 50% dos cursos avaliados obtiveram o conceito 3. De 2009 a 2012, a proporção de cursos com conceito 3 subiu de 37,8% para 43,9%; com conceito 4, de 9,7% para 19%; e com conceito 5, o mais alto, de 1,0% para 5,4%. De acordo com o MEC, as notas a partir de 3 são consideradas satisfatórias.
ENADE 2013 - As provas do Enade 2013 serão realizadas em 24 de novembro, às 13 horas. O Inep disponibilizará o Questionário do Estudante, de preenchimento obrigatório para os selecionados, no período de 22 de outubro a 24 de novembro. O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. Desta vez, será avaliado o desempenho dos cursos que conferem o diploma de bacharel em Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia. O exame também avaliará os cursos de tecnólogo em Agronegócio, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia.