CULTURA

Terra Celta, Tony Caster e Teatro Mágico participam da Virada Cultural. Veja a programação.

A segunda edição da Virada Cultural Paraná, realizada pelo Governo do Estado, vai reunir um pouco da diversidade cultural brasileira, em mais de 500 atividades. Onze cidades recebem, nos dias 26 e 27 de outubro, o Palco Conexões, onde o público poderá conferir gratuitamente atrações locais e nacionais. Campo Mourão, Cianorte, Cornélio Procópio, Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa, Toledo e São José dos Pinhais participam do evento.

SEMANA – Este ano o evento apresenta uma novidade: a semana de arte-educação com ações voltadas à educação no trânsito. De 21 a 26 de outubro, pedestres, motoristas e ciclistas irão ampliar conhecimentos em busca de uma convivência pacífica nas calçadas, ruas e ciclovias. Mais de 200 atividades foram programadas, como caminhadas, apresentações de teatro, oficinas de arte urbana, demonstrações, palestras, exposições e blitze educativas.

SHOWS – Jair Rodrigues, Almir Satter, 14 Bis, Zélia Duncan, Fafá de Belém, Teatro Mágico, Tangos e Tragédias, Raimundos, Planta e Raiz, Sandra de Sá, Molungo, Gentileza, Maxixe Maxine, Viola Quebrada, Big Time, A Banda Mais Bonita da Cidade, Trombone de Frutas, Sá e Guarabyra, Moraes Moreira, Djambi e Charme Chulo são algumas das atrações programadas. Algumas cidades vão contar com mais de um palco, proporcionando shows com atrações locais, ampliando o acesso do público.

O repertório de atividades disponível à população é ainda maior. São mais de 500 atrações durante toda a semana, entre shows com artistas nacionais e regionais, apresentações de dança, intervenções cênicas, orquestras, contação de histórias e leitura, atividades recreativas, oficinas de estêncil, circo e artesanato, exposições, exibição de vídeos, teatro, jogos, coral, declamação de poesias e muito mais.

PRIMEIRA EDIÇÃO – Em 2012, a Virada Cultural foi realizada simultaneamente em Curitiba e mais quatro municípios. Em Campo Mourão, Cianorte, Foz do Iguaçu e Maringá, cerca de 100 mil pessoas puderam conferir de graça apresentações musicais, de dança, teatro, circo, artes plásticas, performances artísticas e exposições. No total, mais de 280 mil pessoas participaram da Virada nas cinco cidades.

Este ano, a Virada Cultural Paraná nas cidades do interior ocorre em data diferente do evento realizado em Curitiba, que está programado para 9 e 10 de novembro.

MARINGÁ - O Palco Conexões será instalado no estacionamento da Avenida Horácio Raccanello Filho(em frente ao Terminal Urbano) e vai receber apresentações locais e regionais no dia 26 de outubro, a partir das 18h30. Já o Espaço Cultural, que vai ficar ao lado do Mercadão Municipal, e será sede da abertura da programação da Virada Cultural, no dia 26 de outubro, às 8 horas.

PROGRAMAÇÃO:

Palco Conexões: Dia 26 de outubro - Estacionamento em frente ao Terminal Urbano.

18h30 Terra Celta

20h00 Tony Caster

21h30 Banda Remember

23h00 Trombone de Frutas

00h30 Teatro Mágico.