CAMPANHA

Campanha de preventivo da unidade móvel prossegue até novembro.

A campanha de preventivo do colo de útero e câncer de mama realizado pela unidade móvel da Secretaria de Saúde termina nesta segunda-feira (30), na Praça Raposo Tavares, e prossegue até novembro em outros locais que concentram trabalhadoras. O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, orienta as mulheres que trabalham nas empresas atendidas a buscarem a unidade móvel para agendar e realizar os exames.

Durante duas semanas as campanha contou com a parceria da Acim e Acim Mulher, atendendo as trabalhadoras das empresas da área central. “As Unidades Básicas de Saúde oferecem os exames preventivos durante todo o ano, inclusive promovendo plantões fora do horário normal de atendimento. Agora as mulheres que não conseguem realizar os exames nas UBS podem agendar o atendimento na unidade móvel, que vai estar em vários locais até novembro”, afirma Nardi.

A mobilização para levar as mulheres aos exames preventivos, diz o secretário, não é uma exclusividade de Maringá. “As mulheres que assistem novelas já perceberam que os temas de saúde estão sendo mais abordados pelos personagens, especialmente em relação às doenças que mais matam como o câncer de colo de útero e de mama, e que podem ser tratados com sucesso se diagnosticados precocemente”.

A partir desta terça-feira, 1º de outubro, e nos dias 8, 15, 22 e 29 a unidade móvel estará no Maringá Park Shopping, sempre das 9 às 18 horas. Nos dias 3, 17, 24 e 31 de outubro, o atendimento será no Shopping Avenida Center, também das 9 às 18 horas. Nos dias 6, 13, 20 e 27 de novembro, o atendimento será na Cocamar, das 8 às 17 horas.

Nos dias 1º, 8 e 22 de novembro, das 13 às 19h30, a unidade móvel estará no Sincofemar, o sindicato dos trabalhadores nas indústrias de confecções. Já nos dias 27, 28 e 29 de novembro, junto com a Secretaria da Mulher, os exames preventivos do câncer de mama serão oferecidos na Praça Raposo Tavares, durante a campanha Laço Rosa de combate ao câncer de mama.