CIDADE

Orientadores do EstaR recebem treinamento

Nesta quinta-feira, dia 20, a Secretaria Municipal dos Transportes (Setran) estará oferecendo treinamento para a primeira turma dos cerca de 100 orientadores de trânsito que atuam na área do EstaR - sistema de estacionamento regulamentado da cidade.

A aula para a primeira turma - formada por aproximadamente 50 orientadores - está programada para o horário das 8h às 9h30 na sede do EstaR, localizada à Rua Neo Alves Martins, 2.321.

A segunda turma - com o mesmo número de participantes - receberá treinamento na próxima segunda-feira, dia 24.

De acordo com o secretário dos Transportes, Valdir Pignata, a finalidade do curso é integrar as ações dos orientadores do EstaR para a aplicação de procedimentos que ajudam a reduzir acidentes causados por imprudência no trânsito.

"Nosso objetivo é melhorar a capacitação dos orientadores em suas funções e aprimorar a aplicabilidade dos ensinamentos em seu campo de trabalho", explica o secretário Valdir Pignata.

As aulas serão ministradas pelo comandante do Pelotão de Trânsito do 4º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Müller.

O 4º BPM já atua juntamente com a Prefeitura de Maringá e o Conselho Comunitário de Segurança no desenvolvimento do Programa Parceiros do Trânsito.

SUPORTE ÀS DECISÕES: paralelo aos objetivos imediatos do curso para orientadores, a Secretaria Municipal dos Transportes também visa a participação da comunidade no controle de assuntos ligados à segurança pública e a preparação dos órgãos competentes para o recebimento de denúncias e anotações de cidadãos.

Para isso - juntamente com o Conselho Comunitário de Segurança e o 4º BPM - desenvolve o Programa Parceiros do Trânsito, onde qualquer cidadão pode ajudar as autoridades locais a prevenir acidentes nas ruas, participando da fiscalização.

De acordo com o programa, a atuação dos parceiros do trânsito não envolve qualquer tipo de abordagem ao infrator e o voluntário permanece anônimo, evitando eventuais transtornos.

As anotações servem para dar suporte às tomadas de decisões relativas à fiscalização, ficando registradas no cadastro dos motoristas que forem flagrados cometendo infrações para possíveis observações e recursos a multas.

Também cabe aos parceiros do trânsito a identificação de locais críticos e a apresentação de propostas de soluções e projetos de melhoria às autoridades competentes.

Mais informações: 3901-1969 (EstaR) / 3901-1717 (Setran)

Pmm