GERAL

Maringá sai na frente e testa combustível não poluente

Buscando o desenvolvimento de uma política de qualidade de vida, através de um meio ambiente saudável, a administração municipal trabalha para dar a cota de colaboração dos maringaenses com relação também à qualidade do ar.

Pensando nisso, a empresa de Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) iniciou esta manhã um teste em dois ônibus de linha utilizando um combustível diferente, que está sendo chamado de diesel limpo.

A nova tecnologia e a ação do prefeito Silvio Barros são pioneiras.

O combustível é uma mistura de 8% de álcool anidro, diesel comum e um agente estabilizador, que juntos reduzem a índices mínimos a emissão de poluentes no ar.

A expectativa é de que até o final do ano todo transporte coletivo urbano da cidade esteja rodando com a nova mistura.

Para apresentar o projeto e iniciar os testes, estiveram em Maringá o presidente da empresa americana O2 Diesel, detentora da tecnologia, Alan Rhay; o diretor da empresa no Brasil, Peter Gross; e o presidente da Alcopar (Associação dos Produtores de Álcool e Açucar do Estado do Paraná), Anísio Tormena.

Também participaram do encontro o diretor da TCCC, Roberto Jacomelli, os secretários municipais, Valdir Pignata (Transportes) e José Croce Filho, além de representantes da Cocamar.

Segundo Silvio Barros, é interessante para cidade testar um combustível ecologicamente correto, mas faz um alerta.

"Antes de levar adiante o projeto, precisamos analisar o consumo e o desgaste do motor.

Esses índices vão informar se a mudança provocaria um aumento na tarifa, o que não é o que queremos".

Caso seja confirmada sua eficácia, o prefeito já informou que no futuro existe a possibilidade de se utilizar o novo combustível também no maquinário do município.

Silvio Barros destacou também que "a região é uma grande produtora de álcool, o que também beneficiaria o setor.

Isso, sem contar com a melhoria da qualidade do ar de nossa cidade".

Ele sugeriu ainda que a empresa G10, hoje a maior transportadora de grãos do País, com sede em Maringá, também faça um teste com o novo combustível.

SIMPLES: de acordo com os proprietários da O2 Diesel, a introdução do diesel limpo nas frotas será fácil e rápida, já que o combustível não exige investimentos em infra-estrutura ou adaptação dos veículos.

A tecnologia já vem sendo utilizada em empresas como a Fedex (Correios dos Estados Unidos) e distribuidora Pepsi-Cola, que investem em responsabilidade social e ambiental.

A O2 Diesel Corp. é uma empresa de capital aberto, com sede em Delaware (EUA).

No Brasil, passou a atuar através da sua subsidiária O2 Diesel Ltda.

Pmm