TRÂNSITO

Blitz Premiativa é bem recebida por motoristas e pedestres

No dia em que foi colocada em prática pela primeira vez, em Maringá, a Blitz Premiativa lançada pela Secretaria Municipal dos Transportes (Setran) recebeu elogios de condutores de veículos e até de pedestres.

Durante todo o período da tarde, agentes de trânsito e voluntários que participam da campanha educativa "Faixa: Eu Paro!" parabenizaram condutores de carros, motocicletas e ciclistas que respeitaram a faixa e fixaram um selo adesivo no parabrisa ou guidom dos veículos com a inscrição "Faixa: Eu paro nessa! Sou exemplo de Cidadania".

"Quando se está trafegando em local de grande fluxo de pedestres, o condutor deve redobrar a atenção para as faixas e observar melhor a movimentação e respeitar as pessoas que cruzam a rua ou avenida", comentou o motociclista Robson Prado ao ser cumprimentado por duas estagiárias da Setran.

"Achei louvável a idéia de parabenizar os bons motoristas.

Isso estimula a gente a continuar respeitando as regras do trânsito", disse o motorista Altair Romeiro.

FIM DOS ABUSOS: a abordagem era feita poucos metros adiante da faixa de segurança, onde uma equipe de observadores da Setran transmitia via rádio HT as características do veículo cujo condutor havia parado antes da faixa e dado preferência à travessia dos pedestres.

Ao notarem que eram o objeto maior de proteção da blitz, alguns pedestres procuraram pelas equipes de agentes e voluntários e as agradeceram pela iniciativa.

"Isso é bom para o pedestre que, ao mesmo tempo, também se sente na obrigação de conhecer melhor as regras para travessia e evitar os abusos que também comete no trânsito", destacou o representante comercial Alessandro Sanches.

De acordo com o diretor de Trânsito do município, Luis Riogi Miura, a reação das pessoas no dia do lançamento já demonstrou que a Blitz Premiativa pode ser uma boa alternativa na busca pela conscientização das pessoas por uma convivência mais pacífica e harmoniosa no trânsito.

"Nesta semana a Blitz será realizada todos os dias, pela manhã e à tarde, em locais distintos da cidade e a partir do momento em que a grande maioria dos condutores aderirem à campanha da Setran e o número de infratores se reduzir ao mínimo possível, passaremos a fiscalizar com maior rigor os maus motoristas", finalizou.

Mais informações: 3901-1717 (Setran)
Pmm