AÇÃO SOCIAL

Maringá terá telecentros comunitários

Convênio entre o Governo Federal e a Prefeitura de Maringá prevê a instalação de sete telecentros comunitários nos bairros da cidade.

As unidades terão computadores conectados à Internet banda larga, com 15 computadores cada.

O uso livre dos equipamentos, cursos de informática básica e oficinas especiais serão as principais atividades oferecidas à população.

A informação foi dada ontem (17) pela manhã pelo deputado Odílio Balbinotti durante reunião com o prefeito Silvio Barros.

O chefe do Executivo elogiou a iniciativa do deputado e destacou a importância do programa.

"Agradeço a iniciativa do deputado Balbinotti".

A inclusão digital é um caminho que deve ser seguido por todos os governos e cidadãos, porque até mesmo as mais simples das profissões, exigem noções de informática".

OS TELECENTROS: cada Telecentro possuirá um Conselho Gestor, formado por membros da comunidade e eleitos pela mesma, que ajudarão os funcionários na fiscalização e gestão do espaço.

Será um projeto de uso intensivo da tecnologia da informação para ampliar a cidadania e combater a pobreza, visando garantir a privacidade e segurança digital do cidadão, sua inserção na sociedade da informação e o fortalecimento do desenvolvimento local.

Um dos objetivos principais do projeto é organizar uma rede de unidades de múltiplas funções que permita às pessoas adquirirem autonomia tecnológica básica e privacidade a partir do software livre.

Pmm