ESPORTE

Maringá será sede do Grand Prix de Futsal em outubro.

A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) confirmou Maringá como sede do Grand Prix da modalidade, que será realizado entre os dias 20 e 27 de outubro. As oito melhores seleções da Copa do Mundo de 2012, incluindo o Brasil, foram convidadas. Considerada a segunda maior competição de futsal, o Grand Prix será realizado no ginásio de esportes Chico Netto – Vila Olímpica.

Além da seleção brasileira, Rússia, Paraguai, Irã, Argentina, Japão, Sérvia e Guatemala foram convidadas para as disputas. “Neste ano, nós diminuímos a participação para oito equipes, trazendo aquelas que participaram do último mundial e apresentaram boa classificação. Isso dá a perspectiva de jogos sensacionais, com um nível técnico alto”, explica o presidente da CBFS, Aécio de Borba Vasconcelos.

Escolha da estrutura

Palco das partidas, o ginásio Chico Neto é revitalizado pela administração municipal. Um dos poucos espaços esportivos do país com sistema de climatização, o ginásio ganha novo revestimento no piso, atendendo aos padrões internacionais de modalidades de rendimento, e novos 88 refletores com potência de mil watts cada.

O prefeito Roberto Pupin ressalta a importância do evento para o município e comemora a escolha da Vila Olímpica. "Mais uma vez Maringá será destaque nacional ao sediar uma competição muito importante de futsal. Será um privilégio receber atletas de alto nível que vão utilizar nossa estrutura esportiva e poderão conhecer um pouco do que nossa cidade tem a oferecer. O incentivo ao esporte tem nos trazido grandes competições e o Grand Prix de Futsal será, com certeza, um grande sucesso".

A participação do Oppnus Maringá na Liga Nacional de Futsal e o acompanhamento da torcida, de acordo com o presidente da CBFS, influenciaram na escolha. "Os jogos realizados na cidade estão sempre com um público fenomenal. A população mostrou uma forte paixão pelo futsal e, assim, nos dá esperança de ver grandes públicos no Grand Prix. Tudo isso dará oportunidade para que o certame seja coroado em pleno êxito", avalia Borba.

Nove cidades brasileiras, sendo três capitais, receberam as edições anteriores do evento. Sede de um centro de treinamento (CT) mantido pelo craque Falcão, Maringá se torna celeiro no desenvolvimento de atletas. “Nossa equipe está à disposição do esporte, orgulhosa com a parceria desta grande competição. Esperamos que o Grand Prix possa incentivar ainda mais os maringaenses, deixando um legado para o futsal da cidade”, destaca a secretária de Esportes e Lazer, Maria Iraclézia de Araújo.

Histórico da competição

Realizado desde 2005, sempre no Brasil, o Grand Prix é uma competição internacional, com os moldes de uma Copa do Mundo. A seleção brasileira é a maior campeã do torneio, tendo conquistado um total de seis troféus em sete edições. A única que conseguiu desbancar os brasileiros foi a Espanha, em 2010.

As seleções com maiores participações no Grand Prix são Brasil e Argentina, presentes em todas as edições, seguidas de Paraguai, que ficou de fora apenas em 2006.

Classificações anteriores

2005 - campeão: Brasil - vice: Colômbia

2006 - campeão: Brasil - vice: Itália

2007 - campeão: Brasil - vice: Irã

2008 - campeão: Brasil - vice: Argentina

2009 - campeão: Brasil - vice: Irã

2010 - campeão: Espanha - vice: Brasil

2011 - campeão: Brasil - vice: Rússia