PALESTRA

Mudanças no sistema de envio de dados dos funcionários a partir de 2014 é tema de palestra.

A partir de janeiro de 2014, os dados enviados pelas empresas sobre a folha de pagamento de funcionários e o recolhimento de impostos serão unificados no Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) da Receita Federal, também conhecido como e-Social. O objetivo é tornar mais transparente a relação entre empregados e empregadores, além de eliminar informações redundantes e processos burocráticos e permitir uma fiscalização mais eficiente.

Os impactos dessa proposta de digitalização da folha de pagamento nas empresas serão debatidos na palestra “E-Social: a grande mudança do ano”, que será realizada na próxima segunda-feira (9). A Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) Noroeste do Paraná e a Associação Comercial Empresarial de Maringá (ACIM) vão trazer para Maringá a advogada e contadora Tânia Gurgel, a maior autoridade em Sped Social do Brasil.

“O E-Social vai deixar a fiscalização mais rigorosa e exigirá uma mudança de cultura por parte da classe empresarial. Os empresários terão que cumprir à risca as obrigações trabalhistas previstas em lei como férias, décimo terceiro, verbas indenizatórias, entre outros. Tudo isso vai impactar na rotina das empresas, e os empresários precisam se preparar para esse novo sistema”, explica Marcelo Antônio Silva, presidente da ABRH Noroeste do Paraná e vice-presidente da ACIM.

O evento, que será realizado no auditório Miguel Kfouri Neto da ACIM, será uma oportunidade para os empresários conhecerem mais do E-Social e tirarem dúvidas sobre o sistema. A palestrante vai falar do propósito desse projeto da Receita Federal, parametrização das verbas e eventos trabalhistas, impactos previdenciários na gestão de contratos com terceiros, impactos das novas obrigações para as áreas de finança e recursos humanos, entre outros.

Faltando uma semana para a palestra, os convites estão esgotados. O evento será acompanhado por 200 participantes e terá atividades no período da manhã, das 8h30 às 12h30, e à tarde, das 13h30 às 15h30.