Dando sequência à campanha Movimento Saúde, o Dia da Prevenção fará nesta sexta-feira (30) um mutirão de exames preventivos. Os 29 postos de saúde de Maringá estarão preparados para atender moradores de todas as regiões da cidade.Serão realizados exames de câncer de colo uterino, próstata, hepatite, sífilis, HIV, glicemia e solicitação de mamografia, além de orientações sobre tabagismo, alimentação saudável e outros serviços. Não há necessidade de agendamento para os exames e atividades.Segundo o secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi, o foco da campanha esta semana será na prevenção, destacando a importância dos exames de rotina e do diagnóstico precoce das doenças. “Nos postos de saúde, homens e mulheres podem fazer exames que detectam doenças como o câncer. Todos esses exames são gratuitos e estão disponíveis para a população, contribuindo para salvar vidas”, destacou.Dados da secretaria mostram que muita gente ainda não procura a rede pública para realizar os exames. Por exemplo, no caso do preventivo de colo de útero, entre as mulheres de 25 a 69 anos, foram feitos no ano passado 15.450 exames, 71% da meta esperada.Quando se trata dos exames de PSA (o que diagnostica o câncer de próstata), a realidade não é muito diferente. Foram realizados em 2012, 12.107 exames em homens com mais de 40 anos. A meta da Secretaria era atingir 30% da população masculina, mas esse número foi de 22%.
Nardi parabenizou a iniciativa da RPC TV em levar serviços de saúde e lazer para a comunidade, e destacou a importância da campanha. “Estamos juntos nessa mobilização de toda a população de Maringá por uma cidade mais saudável”, afirmou o secretário, convidando as pessoas para a programação.
A campanhaO objetivo da campanha, que vai até novembro com atividades abertas ao público e reportagens, é incentivar as pessoas a adotarem um estilo de vida mais saudável através da alimentação e a prática de atividade física. Durante todo o período, serão desenvolvidas ações de saúde preventiva, alimentação saudável, caminhada, passeio ciclístico, e saúde na terceira idade, na infância e saúde mental. O próximo evento aberto ao público será uma caminhada, no dia 15 de setembro, no Parque do Ingá, aberta a toda população. Até o dia 10 de novembro, no encerramento da campanha, serão realizadas outras ações para o público. No dia 10 de novembro, na Vila Olímpica, a RPC pretende reunir novamente milhares de pessoas para as ações da campanha. Além das secretarias de Saúde, de Esportes e de Comunicação da Prefeitura, a campanha conta com parcerias do Sesi, Sesc, Santa Rita Saúde, Rádio Cultura AM, Núcleo das Academias, Unicesumar, Projeto Tabagismo da UEM, Hemocentro e Bicicultura, e o apoio dos atletas Vsnderlei Cordeiro de Lima, Terezinha Guilhermina e Cesar Dalquano.