O imigrante português Fernando Ferraz, que é um dos fundadores da FA Maringá, foi agraciado com o Prêmio Empresário do Ano 2013 na noite da última sexta-feira (23), numa cerimônia que reuniu 700 pessoas, no Moinho Vermelho Buffet. Emocionado, Ferraz recebeu a homenagem junto a familiares, amigos, funcionários e autoridades políticas e empresariais, a exemplo do senador Sérgio Souza, do secretário de Estado Ricardo Barros, dos deputados Edmar Arruda, Luiz Nishimori, Wilson Quinteiro, Dr. Batista, Enio Verri, além do prefeito Roberto Pupin, vereadores, secretários municipais, delegados, juízes e presidentes de entidades de classe.Após uma breve explanação de como é o processo de escolha do Empresário do Ano e do histórico do prêmio, tiveram início os pronunciamentos. O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), Marco Tadeu Barbosa, foi o primeiro a discursar. Ele explicou que o prêmio é um reconhecimento aos empresários que construíram ou constroem Maringá, uma cidade que tem como princípio o empreendedorismo. “Fernando Ferraz venceu o desafio da imigração. Venceu o ímpeto da juventude. Venceu o destino e no Brasil, pátria que adotou, e em Maringá, terra que amou, fez sua vida e construiu sua família e negócios”. E encerrou: “Fernando Ferraz receba esta homenagem pelo seu trabalho como um reconhecimento à sua luta e pelo exemplo de competência, seriedade e humildade”. A ACIM é uma das quatro entidades promotoras da premiação.Em nome do Sindicato do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar), que é outro realizador do prêmio, Rubens Abrão,lembrou das qualificações de Fernando Ferraz como empresário, empreendedor, trabalhador, voluntário, marido, pai e homem de fé. “Além de homenagearmos um grande homem, estamos hoje mostrando, principalmente aos jovens, uma história de sucesso, temperada com honestidade, caráter e com todos os bons adjetivos que constam no nosso dicionário”.Em nome do governador Beto Richa, o Secretário de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, afirmou que “Maringá é exemplar e certamente encantou Fernando Ferraz desde sua primeira vinda à cidade. É bom tê-lo como exemplo num setor que passou por muitas dificuldades, inclusive algumas empresas não sobreviveram. Mas agora Fernando Ferraz nos dá muito orgulho”.Para o senador Sérgio Souza, que foi o quarto a fazer uso da palavra, “nem todos tiveram sucesso empresarial, mas o senhor, que é um grande guerreiro, teve. O senhor ajudou a desbravar o noroeste do Paraná. Parabéns pelo prêmio”.O prefeito Roberto Pupin foi a última autoridade a discursar e destacou o empreendedorismo e caráter de Ferraz. “Maringá é realmente especial porque pessoas como o senhor não se contentam em só cuidar dos próprios negócios e interesses. Lutam por uma sociedade mais humana. Esta é uma noite de muita felicidade para a família Ferraz e para mim, por ser representante desta cidade. Muito obrigado por ter nos dado exemplo e pela vida reta e digna”.
HomenagemAntes da entrega do prêmio, um vídeo apresentou um pouco da vida e trajetória empresarial de Fernando Ferraz, com depoimentos da esposa, neto, funcionários e o próprio homenageado, que contou sobre o início da empresa, seus desafios e valores. Ferraz fundou junto com o irmão Mário a FA Maringá (antes Fábrica de Acolchoados Maringá), que mantém o mesmo CNPJ há 50 anos e gera 500 empregos diretos.
Ao lado de familiares, Ferraz recebeu o certificado de Empresário do Ano dos representantes das quatro entidades promotoras: ACIM, Sivamar, Apras e Fiep. Depois recebeu a estatueta do prêmio das mãos do homenageado do ano anterior, Jair Ferrari.Após receber outras placas de homenagem de empresas parceiras e dos colaboradores da FA Maringá, já com o título de Empresário do Ano, Fernando Ferraz proferiu seu discurso em tom emocionado. Agradeceu pelo prêmio, aos amigos, colaboradores, cientes, sócios, esposa, filhos, netos e à comunidade maringaense, que o acolheu. “Hoje digo com orgulho que sou brasileiro, não só de coração, mas de corpo e alma. Nunca fiz nada pensando em reconhecimento. Nestes dias que antecederam esta cerimônia relembrei nossa trajetória de vida, os momentos em que tive que ser persistente para atingir os objetivos a que me propus alcançar. Por isso, quero encerrar este breve discurso com uma mensagem, principalmente aos jovens: sejam persistentes e não deixem que as adversidades da vida os impeçam de realizar os sonhos”.A cerimônia teve o patrocínio de Adega Brasil, Adina Importados, Alcopar, Central de Negócios Imobiliários, Cocamar, Consórcio Triângulo, Controlsul, Coopercard, Dinâmica Visual, Ecoalternativa, Engeblock, Fiep, Global Assessoria, Gráfica Regente, Grupo Falleiro, GVT,Ingalimp, Moda 1000, Moinho Vermelho Buffet, Momentive, Nelson Jacomél, Noma Motors, Noroeste Garantias, O Diário, Perfileve, Pneumar, Posto Cidade Alta, Rodosol Implementos Rodoviários, Sebrae, Sérgio Yamada Computação, Sicoob Metropolitano, Sindivest, Unicesumar, Unimed Maringá e Volvo Rivesa.
Sobre Fernando FerrazFernando Ferraz chegou ao Brasil com 18 anos e iniciou a carreira como caixeiro viajante naS/A Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo. Depois abriu uma loja de tecidos e confecções em Guaíra, junto com o irmão, Mário. Três anos depois iniciou a carreira industrial com a Fábrica de Acolchoados Maringá (hoje FA Maringá), em um barracão de 300 metros quadrados e produção de 250 acolchoados por dia. Os negócios se expandiram ao longo dos anos e hoje a F.A. Maringá é composta por fábrica de colchões, espumas, lençóis e roupas, possui três lojas no setor atacadista de moda, além das marcas Convicto (masculina) e Sideral (feminina). A empresa tem o mais antigo CNPJ da indústria do vestuário da cidade e emprega mais de 500 funcionários, que produzem peças vendidas em todo o Brasil.O empresário é casado com Erna e tem cinco filhos, 12 netos e um bisneto. Durante sua trajetória em Maringá, ele também se destacou como um membro ativo na sociedade. Desde 1968 integra a diretoria do Centro Português de Maringá e do Conselho das Comunidades Portuguesas do Paraná. Ajudou a fundar o Elos Clube Maringá em 1982, que tem por objetivo difundir a cultura portuguesa no Brasil. Em 1999 recebeu a Medalha de Mérito Industrial, concedida pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), e em 2012 foi homenageado com o título “Guerreiro do Comércio”, da Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio).O nome de Fernando Ferraz foi escolhido em 21 de maio por uma comissão julgadora depois que o nome dele foi um dos que recebeu maior número de indicações na primeira fase do processo, com a participação de 26 entidades.