TRÂNSITO

Setran adia prazo para multas e prorroga campanha

Não será a partir desta semana o início da aplicação de multas contra os motoristas que não respeitarem as faixas para pedestres nos trechos de ruas e avenidas onde não há semáforo para controle do tráfego em Maringá.

Durante os próximos dias terá prosseguimento a campanha educativa "Faixa: Tô Parando Nessa", desenvolvida pela Secretaria Municipal dos Transportes (Setran) e entidades parceiras desde o dia 21 de setembro, para que motoristas e pedestres adotem uma convivência harmoniosa no trânsito.

A decisão foi tomada no último sábado, dia 8, durante reunião entre o secretário municipal dos Transportes, Valdir Pignata, e o diretor de Trânsito, Luís Miura, com agentes de trânsito, engenheiros de tráfego e coordenadores da campanha de conscientização.

Na avaliação técnica realizada no encontro ficou constatado que 50% dos motoristas maringaenses estão atendendo aos apelos da campanha.

"Essa foi a média geral verificada, já que nas avenidas Brasil e Cerro Azul o percentual de adesão chega a ser superior à metade dos motoristas, enquanto em outros locais o respeito aos pedestres ainda não é o desejado", explica o diretor de Trânsito, Luís Miura.

Segundo ele, uma observação sistemática apontou que, neste momento, os agentes de trânsito não devem ser rigorosos em relação ao enquadramento da infração.

A idéia é dar início à aplicação da multa quando o percentual de adesão chegar a 70% ou 80% para punir apenas os maus motoristas.

"Nesta fase atual estaremos punindo apenas os casos abusivos, onde o motorista desenvolve alta velocidade em local incompatível ou não obedece ao apito do agente", justifica.

"Nos casos em que o motorista não colocar em risco a vida do pedestre ele receberá um kit com material de advertência e aviso de infração, sem no entanto ser multado", avisa.

ÍNDICE EXCELENTE: em função do pouco tempo de campanha, os 50% de adesão representaram um índice considerado excelente pelo diretor que, entretanto, ainda considera insuficiente para os objetivos da campanha.

"Nossa meta é conquistar a adesão de 100% dos motoristas", conclui.

A multa a ser aplicada pela Secretaria Municipal dos Transportes contra quem não respeitar as faixas de segurança e priorizar a travessia de pedestres nos 22 pontos críticos da cidade onde não há semáforo terá o valor de R$ 191,24.

De acordo com resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) os motoristas notificados também perderão sete pontos na carteira de habilitação pela infração considerada gravíssima.

A Secretaria Municipal dos Transportes (Setran) esclarece também aos motoristas e, em especial, aos pedestres do município que as faixas de segurança para parada voluntária dos condutores de veículos estão localizadas em pontos onde não há semáforo no trânsito.

Nos locais onde há semáforo instalado os motoristas e pedestres devem obedecer à sinalização.

LOCAIS ONDE O MOTORISTA DEVE OBEDECER ÀS PLACAS E DAR PREFERÊNCIA AOS PEDESTRES:

- Av. Bento Munhoz da R. Neto (frente a Copel)

- Av. MauÁ x R. Otávio Perioto

- R. Santos Dumont x R. Piratininga

- R. Basílio Saltchuk x Av. XV de Novembro

- R. Basílio Saltchuk x Av. Brasil

- R. Basilio Saltchuk x Av. Tamandaré

- R. Arthur Thomas x R. Basílio Saltchuk

- R. Basílio Saltchuk x Av. Tiradentes

- R. Basílio Saltchuk x R. Joubert Carvalho

- R. Basílio Saltchuk x R. Neo Alves Martins

- R. Basílio Saltchuk x R. Santos Dumont

- Av. Tamandaré x Tv. Julio Mesquita

- Av. Brasil x R. Piratininga

- Av. Duque de Caxias x R. Arthur Thomas

- Av. Laguna x R. Santos Dumont

- Av. Paraná x R. Arthur Thomas

- Av. Tiradentes x R. Piratininga

- R. Otávio Perioto x R. Santos Dumont

- R. Piratininga x Av. XV de Novembro

- Av. Cerro Azul (próximo à Rua Assaí)

- Av. Cerro Azul x R. Arion R. de Campos

- Av. Cerro x Av. J.K. - rotatória

Mais informações: 3901-1717 (Setran)

Pmm