CIDADE

Começam os preparativos para a Festa das Nações

Cerca de 100 mil pessoas estão sendo esperadas para os dez dias da XXII Festa dos Estados e das Nações e Feira de Artesanato que começa nesta sexta-feira (7) e vai até o dia 16, a partir das 18 horas, no Centro de Convivência Deputado Renato Celidônio (praça da Prefeitura de Maringá).

A festa também será realizada nos sábados, domingos e no feriado durante o almoço e o jantar.

A tradicional Festa das Nações se repete há 22 anos, sempre com muito sucesso.

Durante dez dias 21 barracas irão servir pratos típicos brasileiros e de outros países, a Artemar (Associação dos Artesãos de Maringá) irá expor materiais artesanais e o público poderá contar com apresentações de grupos folclóricos, shows de música popular, exposição e comercialização de produtos artesanais.

A abertura oficial será nesta sexta-feira (7), às 20h30, com apresentação da dupla Jovelino e Judinei e do músico Tercílio Men e banda.

A festa é uma promoção da Prefeitura de Maringá por meio da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc).

A realização fica por conta das 22 entidades assistências responsáveis pelas barracas, que têm a expectativa de arrecadar em torno de R$ 200 mil para financiar projetos sociais.

As entidades que participam da XXII Festa dos Estados e das Nações são o Abrigo Deus Cristo e Caridade (barraca Amazonas), Adevimar (barraca Catarinense), Albergue Santa Luzia de Marillac (barraca Gaúcha), Anpacim (barraca Portuguesa), ANPR, (barraca Cabocla), Artemar ­ Associação dos Artesões de Maringá ( Artesanatos) , Apae (barraca Italiana), Asilo São Vicente de Paulo (barraca pastelão), creche Allan Kardec (barraca Paulista), creche Monsenhor Kimura (barraca Chinesa), AMA ( barraca árabe), Casa Assit. Bezerra de Menezes (barraca Inglesa), Centro de A. Social Adventista de Maringá (barraca Maringaense), Lar Escola Bom Samaritano (barraca Alemã) PROVOPAR (barraca Pastel), Núcleo Social de Maringá (barraca Paraná), Associação do Roupeiro Santa Rita de Cássia (barraca Baiana), Recanto Espírita Somos Todos Irmãos (barraca Mineira), Rede Feminina de Combate ao Câncer (barraca Espanhola), SOS -Serviço de Obras Sociais (barraca Carioca), Sociedade São Vicente de Paul (barraca Americana) e Wajunkai Appai (barraca Japonesa).

História: a Festa dos Estados e das Nações e Feira de Artesanato, foi instituída pela lei Municipal nº 1.551/82 e nasceu da organização das entidades de atendimento na área de Assistência Social, na busca de alternativas de recursos financeiros destinados para a manutenção de suas atividades.

É intitulada como Festa dos Estados e das Nações e Feira de Artesanato, porque as Entidades participantes são identificadas com nome de um Estado ou uma Nação e servem pratos típicos a quais representam, além disto são apresentadas atrações folclóricas durante o evento homenageando Estados Nações.

A Feira do Artesanato participa do evento com barracas dos artesões associados a ARTEMAR.

É um espaço de integração social e divulgação da cultura brasileira e internacional, através de pratos típicos, apresentações folclóricas e também da comercialização de produtos artesanais produzidos pelos associados da Artemar-Associação dos Artesãos de Maringá.

A Festa acontece com a participação de voluntários que trabalham graciosamente em todas as barracas, para que a arrecadação seja total para as Entidades.

O evento é coordenado pela SASC- Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania , com parcerias da Sec. de Administração, Sec. de Cultura e SAOP, tendo o apoio do 4º B.P.M., 9ª SDP, Conselho Tutelar, Delegacia do Adolescente, Maringá F.M.,Empresas colaboradoras e Imprensa em geral.

A Festa tornou-se um acontecimento da agenda Oficial do município, é promovida anualmente no mês de Outubro, no Centro de Convivência Comunitária "Dep. Renato Celidônio".

Pmm