TRÂNSITO

Acidentes com vítimas diminuem 31% neste ano

O número de acidentes com vítimas diminuiu 31% em Maringá durante a Semana Nacional do Trânsito desenvolvida neste ano, em comparação com o número registrado no mesmo período de 2004.

Conforme estatística da Secretaria Municipal dos Transportes (Setran), entre os dias 18 e 25 de setembro deste ano aconteceram 44 acidentes com vítimas na área urbana do município, sem registro de óbito.

No mesmo período do ano passado houve 62 ocorrências com vítimas.

Neste ano, no dia 19 de setembro (segunda-feira) foram registrados 11 acidentes com vítimas, o maior número verificado durante a Semana Nacional do Trânsito.

Já em 2004, o dia 25 de setembro foi o que registrou o maior número de ocorrências, quando ocorreram 13 acidentes com vítimas durante o período de campanha.

Nos outros dias a média de acidentes registrados foi de 7,5 em 2004 contra 5,5 em 2005.

Embora na Semana Nacional do Trânsito deste ano tenha ocorrido um atropelamento a mais que na campanha de 2004 - 7 em 2005, contra 6 em 2004 - o diretor de Trânsito da Setran, Luís Miura, acredita que a redução no número de ocorrências com vítimas seja uma tendência que vem sendo confirmada no município.

"De janeiro até 30 de julho deste ano observamos uma redução de 28% no número de mortes em conseqüência de acidentes de trânsito em Maringá.

Por isso, a redução de ocorrências durante a Semana Nacional do Trânsito ratifica essa estatística e mostra que, aos poucos, os motoristas estão tomando consciência da necessidade de se respeitar as leis que regem esse setor", analisa.

Segundo Miura, a campanha educativa "Faixa: Tô Parando Nessa" terá prosseguimento em caráter permanente em Maringá e nos próximos dias adotará novos focos de atuação.

"A próxima etapa será específica para convencer também os pedestres a se conscientizarem da necessidade de uma convivência harmoniosa com o tráfego motorizado", afirma o diretor.

Ele conclui que "quando isso efetivamente ocorrer, a comunidade toda poderá comemorar o início da concretização do objetivo de preservar a vida humana no trânsito, uma das principais metas desta administração".

Mais informações: 3901-1717 / 3901-1718 (Secretaria dos Transportes)

Pmm