PREVENÇÃO

Vereadores apóiam prevenção às drogas como disciplina nas escolas municipais.

Um projeto coletivo dos vereadores de Maringá dispondo sobre a implantação do Programa de Qualidade de Vida com Amor Exigenrte (PQVAE) na rede municipal de ensino foi o resultado do `Fala Comunidade´, realizado, nesta tarde (3), com o Movimento Amor Exigente.

Existente há quase 29 anos, o Amor Exigente iniciou suas atividades no apoio aos familiares de dependentes químicos pela recuperação e reinserção social. Porém, na última década, os voluntários do Movimento incluíram o trabalho de prevenção e orientação nesta rotina.

O PQVAE capacita professores e funcionários de escolas a desenvolver o tema com crianças e adolescentes, desde o Jardim de Infância até o Ensino Médio. “A ideia é desestimular a experimentação do álcool, tabaco e outras drogas, com base nos 12 princípios básicos que regem nossas atividades, alicerçados na ética, espiritualidade pluralista e responsabilidade social”, explicou a coordenadora regional do Movimento Amor Exigente, Alexandra Batista Sobrinho.

Até o momento, 28 cidades do Brasil já aderiram ao PQVAE que foi concebido pela Federação do Amor Exigente (FAE) a quem cabe também a fiscalização sobre o cumprimento da metodologia de ensino. “Estamos muito felizes com a receptividade e o apoio oferecido pelos vereadores. Esperamos que Maringá seja a primeira cidade da região a implantar o Programa nas escolas municipais”, concluiu Alexandra.

Participaram deste `Fala Comunidade´ os vereadores Luiz Pereira (PTC), Carlos Mariucci (PT), Ideval de Oliveira (PMN), Dr. Manoel (PCdoB) e Ulisses Maia (PP). “A prevenção ao uso de drogas é uma bandeira desta legislatura também. Tanto é verdade que nossa primeira campanha educativa, realizada em Junho, foi sobre isto: Fatalidade – O crack é fatal em qualquer idade”, lembrou o presidente da Casa, Ulisses Maia.