FISCALIZAÇÃO

Governo intensifica fiscalização contra uso de cosméticos irregulares.

A Vigilância Sanitária estadual orientou que os municípios reforcem a fiscalização em salões de beleza e centros de estética do Paraná, no sentido de coibir o uso de cosméticos que utilizem formoldeído (formol) em sua composição. A medida foi tomada após a Vigilância Sanitária de Curitiba encontrar produtos com altos índices de formol sendo utilizados em salões de beleza da capital.

A Secretaria de Estado da Saúde já determinou a suspensão da venda e do uso de 11 produtos utilizados para o alisamento capilar. De acordo com as análises, oito produtos apresentaram índices de formol superiores ao permitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para fins de conservantes – que é de 0,2%. Outros três produtos foram reprovados no quesito rotulagem, por não estarem em consonância com normas da Anvisa.

Segundo o diretor do Centro Estadual de Vigilância Sanitária, Paulo Costa Santana, a população deve verificar se o produto utilizado por seu cabeleireiro tem registro na Anvisa. “Todo cosmético comercializado legalmente no país passa por rígidos testes de qualidade para receber o registro na Anvisa”, explicou.

O número do registro deve estar estampado na parte externa da embalagem do produto. O código tem nove ou 13 dígitos e sempre começa com o número 2 (exemplo: 2.3456.9409 ou 2.3456.9409-0001).

É possível consultar os produtos cosméticos registrados acessando o link www7.anvisa.gov.br/datavisa/Consulta_Produto/consulta_cosmetico.asp (preencha o campo “nome produto” ou “número de registro”, de preferência).

Em caso de dúvidas ou denúncias, entre em contato com a Ouvidoria Estadual do SUS pelo site www.saude.pr.gov.br ou pelo telefone 0800 644 4414.

A Secretaria da Saúde também orienta que as pessoas fiquem atentas a presença de um forte odor característico do formol. “Cosméticos irregulares geralmente causam irritação nas narinas e nos olhos na hora da aplicação”, destacou Santana.

Veja lista dos produtos reprovados pela Vigilância Sanitária:

- Tratamento Capilar Marroquino Cítrico (Biotype Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda)

- Máscara Reconstrutora Catiônica Lindorel (Le Pieri Cosméticas Ltda.)

- Lisse Tratamento Capilar Europeu Etapa 2 (Peniel)

- Nectariumanti-volume 2 (Alzira MannrichKindlein ME)

- Kera-X Restauração Instantânea – Agi Max (RH Cosméticos)

- Tratamento de Queratina Boost K Hair (MilevaGroupe)

- Tratamento Capilar Marroquino Inoar (Biotype Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda.)

- Recondicionador Térmico Express London (Mary Hill Perfumes Ltda.)

- Gel Redutor Suaviza Cachos e Volumes (Eiffel Cosméticos)

- Condicionador Tratamento Progressivo Elegance/Sofistik In Hair (Alquiminas Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda)

Selante Máscara Reconstrutora/Eiffel Cosméticos (Farmoderm Cosméticos Ltda).