SAÚDE

Campanha de Vacinação contra paralisia infantil é prorrogada.

A Secretaria de Saúde vai manter a vacinação contra a paralisia infantil para crianças com idade ente seis meses e cinco anos incompletos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), por mais uma semana, para alcançar a meta de 95% estipulada pelo Ministério da Saúde. Até a última sexta-feira (21), prazo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil, a Secretaria de Saúde de Maringá havia vacinado 87.04% das quase 20 mil crianças da meta de imunização.

A nível estadual foram vacinadas 88% e a nível nacional 82% das crianças entre seis meses e cinco anos incompletos. “Diante das margens alcançadas a Secretaria de Estado da Saúde pediu a continuidade da vacinação por mais uma semana, e cabe aos pais se sensibilizarem e protegerem os filhos contra a paralisia infantil”, informa o secretário Antônio Carlos Nardi.

A faixa de idade mais preocupante, como mostra o relatório da Sala de Vacinas da Secretaria de Saúde fechado na sexta-feira, é a de um ano de idade, com pouco mais de 70% das crianças vacinadas. Na faixa de seis a onze meses foram vacinadas 90.09% das crianças; de dois anos 90,86%; de três anos 93,30% e de quatro anos 94,22%. “Lamentavelmente nenhuma faixa etária alcançou o índice, e gostaríamos de ver os pais mais compromissados com a saúde de seus filhos”, disse Nardi.

A vacina contra a paralisia infantil é oferecida em todas as Unidades Básicas de Saúde e na Sala de Vacinas da Secretaria de Saúde, na Zona 7. Os pais devem levar a carteira de vacinação dos filhos para conferir se a criança já recebeu a dose injetável. A imunização de 95% das crianças na faixa etária de seis meses e cinco anos incompletos garante a proteção de nossas crianças contra o vírus que ainda circula em alguns países.