TRÂNSITO

RESPEITO NO TRÂNSITO: Auto-escolas se dispõem a contribuir com campanha

Proprietários e instrutores de centros de formação de condutores de Maringá e região asseguram que vão contribuir o máximo possível para que novos motoristas ingressem no tráfego urbano conscientes da necessidade de se respeitar a leis de trânsito e a vida dos pedestres.

O objetivo da categoria foi revelado durante encontro nesta terça-feira, na Sala de Reuniões da Prefeitura, convocado pela Secretaria Municipal dos Transportes.

"Nossa proposta é reunir o maior número de adesões, de todos os segmentos da sociedade, para orientar os motoristas a obedecerem as faixas de segurança", justificou no início da reunião o secretário municipal dos Transportes, Valdir Pignata.

O encontro teve a participação de 17 representantes dos 23 centros de formação de condutores (antigas auto-escolas) de Maringá, além de um representante do setor da cidade de Paiçandu e outro de São Tomé.

"Só a presença significativa do setor nesta reunião já representa mais uma conquista da campanha que, na primeira tentativa, não teve mais que três representantes", avalia o diretor de Trânsito do município, Luís Miura.

NORMAS DE CONDUTA: para os profissionais formadores de motoristas, a campanha "Faixa: Tô Parando Nessa" representa um avanço na luta pela disciplina e convívio harmonioso da comunidade nas ruas e avenidas da cidade.

"Acho que a campanha é digna de louvor e os CFCs (Centros de Formação de Condutores) estarão unidos e empenhados para que o projeto da Setran e seus parceiros alcance os resultados esperados", garantiu o dono do CFC Catalina, Alaércio Schiavon.

Para a proprietária do CFC Brasília, Dinah Nakashima, respeito mútuo no trânsito representa tudo o que é preciso para o êxito e concretização do objetivo da campanha.

"Temos de ensinar os alunos a fazerem a lição de forma correta, ou seja, devem receber a carteira de habilitação as pessoas que realmente comprovam ser futuros bons motoristas", afirma.

Também o chefe interino da 13ª Ciretran, Juarez Framarim Roslindo, participou do encontro e colocou toda a estrutura do órgão que dirige a disposição dos promotores da campanha.

"É nosso dever e obrigação abraçar essa causa e colaborar para a mudança de comportamento das pessoas no trânsito", destacou, lembrando que 30% dos brasileiros se deslocam a pé nas cidades.

No final da reunião cada participante recebeu parte dos 100 mil folhetos, faixas e 30 mil adesivos confeccionados especialmente para serem distribuídos aos motoristas.

Entre as informações contidas no material estão dicas de como motoristas e pedestres podem evitar acidentes e se comportar de maneira harmoniosa no trânsito da cidade.

Mais informações: 3901-1717 (Setran)

Pmm