CIDADE

Maringaenses debatem desenvolvimento urbano em Foz

Os debates para implantação de diretrizes para uma política específica para o desenvolvimento urbano e a necessidade de mudança de comportamento e de gestão nos municípios paranaenses tiveram a participação de uma delegação de representantes dos vários segmentos econômicos maringaenses no último final de semana em Foz do Iguaçu.

As discussões fizeram parte da 2ª Conferência Estadual das Cidades - promovida pelo Governo do Paraná - que teve a participação de representantes de 43 municípios paranaenses que realizaram suas conferências locais.

Entre os componentes da delegação maringaense estiveram os secretários Guatassara Boeira (Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Habitação), Valdir Pignata (Transportes), Sandra Franchini (Assistência Social e Cidadania), além do diretor presidente da Urbamar, Diniz Afonso, e diretores de secretarias.

Dos 1.689 delegados de municípios participantes do encontro foram selecionados 80 delegados que vão compor a delegação paranaense na Conferência Nacional das Cidades, programada para o período de 30 de novembro a 3 de dezembro deste ano, em Brasília.

De Maringá foram eleitos para integrar como membros titulares da delegação paranaense o secretário municipal do Desenvolvimento Urbano, Guatassara Boeira - representante da área pública; Ademir Félix de Jesus - representante da área sindical; Fernando Camargo - área empresarial; e Antonio Claret Pereira de Miranda - como representante dos professores e acadêmicos da área de arquitetura e engenharia do município.

Entre os delegados-suplentes foram escolhidos o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Flávio Vicente, e a vereadora Edith Dias.

PROPOSTAS APROVADAS: algumas propostas e moções apresentadas pelos representantes maringaenses na conferência estadual foram selecionadas para compor os temas a serem levados pela delegação paranaense ao encontro de Brasília.

Um dos temas aprovados é o que propõe a criação de conselhos municipais, regionais e estadual das Cidades - permanentes e com caráter deliberativo, consultivo e fiscalizatório - através de leis que garantam recursos financeiros e administrativos para o seu funcionamento.

Também foram incluídos entre as propostas aprovadas os projetos que propõem a criação de mecanismos de financiamento de propriedades agrícolas e habitação rural; a criação de escola agrícola com lavoura orgânica e definição de políticas específicas para a agricultura orgânica.

Fazem parte das moções a serem encaminhadas à Brasília a proposta que o governo federal realize prontamente novo censo visando a atualização da classificação dos municípios para distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios e a fiscalização mais intensa do recolhimento do FGTS, com o intuito de garantir recursos para aplicação na política habitacional e de saneamento ambiental.

"São propostas maringaenses que receberam emendas e algumas adaptações na conferência estadual e que poderão perfeitamente serem acatadas para colocação em prática no país, a partir da conferência no Distrito Federal", conclui o diretor presidente da Urbamar, Diniz Afonso.

Mais informações: 3221-1513 (Urbamar)

Pmm