FISCALIZAÇÃO

Hospital Municipal e Santa Casa de Maringá serão fiscalizados pelo CREA/PR.

No mês de junho, engenheiros agentes fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA/PR) farão uma operação para verificar condições de acessibilidade e manutenção de equipamentos hospitalares. No Paraná, oito hospitais passarão por fiscalização. Em Maringá, serão fiscalizados o Hospital Municipal nesta quinta-feira, às 9 horas, e a Santa Casa de Misericórdia na sexta-feira (dia 21), no mesmo horário.

Segundo a engenheira civil Roberta de Moura Dias, fiscal responsável pela verificação das condições de acessibilidade, a observação será feita com base nas normas vigentes de acessibilidade, NBR-9050, e legislação federal. “Há muitos prédios antigos que precisam ser melhorados para o acesso universal nas unidades de saúde. Faremos vistorias nos banheiros, rampas, elevadores e outros ambientes, para verificar se há condições de atendimento ao público e se há previsão de readequações, caso já diagnosticadas”, diz. Ela acrescenta que todo o processo de fiscalização será registrado com material fotográfico.

O engenheiro mecânico Henrique Naoiti Hiracava, responsável pela análise de equipamentos hospitalares, conta que a fiscalização será realizada na companhia das equipes técnicas dos hospitais. O objetivo é verificar o uso adequado das tecnologias. “Vamos vistoriar questões como a manutenção dos aparelhos, se há equipamentos de reserva, se o profissional que opera foi devidamente treinando, se há risco para o operador ou usuários”, adianta.

Além dos aparelhos médicos, outros equipamentos, a exemplo de geradores, serão avaliados. “No caso de queda de energia os leitos, especialmente os de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), não podem parar de funcionar. Checaremos a data da última manutenção e o estado do gerador”. Ele lembra que as manutenções devem ser efetuadas por profissionais e empresas registrados no CREA-PR, porque é necessário conhecimento técnico. “A manutenção de aparelhos em hospitais envolve condições de segurança para a vida das pessoas”, ressalta.

As fiscalizações de acessibilidade e equipamentos hospitalares, que têm finalidade orientativa, serão independentes, mas realizadas em conjunto. Em ambos, relatórios serão elaborados e enviados para o Departamento de Fiscalização (Defis) do CREA/PR. Depois dessa etapa, o material contendo detalhes do cenário identificado pelos fiscais será disponibilizado aos hospitais e à população, para sejam verificados os itens avaliados e realizadas possíveis melhorias.